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dc.contributor.advisorSilveira, Djalma Dias da
dc.creatorGiacomoni, Daniela
dc.date.accessioned2018-04-10T14:50:30Z
dc.date.available2018-04-10T14:50:30Z
dc.date.issued2014-12-19
dc.date.submitted2014
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/12914
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Tecnologia, Curso de Especialização em Educação Ambiental, EaD, RS, 2014.por
dc.description.abstractThe wildlife becomes increasingly threatened in Brazil. Thus, the ludic activities in schools are presented as an important option to collaborate in the conservation of the same. The objective of this study was to evaluate the importance of play activities in schools for environmental education and awareness, aiming at the conservation of wildlife. Thus, we developed the Municipal School of Basic Mem de Sá School in the town of Ronda Alta, soutem of Brazil, seven play activities with the overall theme of "Wild Fauna: knowing to preserve" seven specific topics. These activities were developed during the workshop Agroecology Program More Education and applied to 127 students, who were divided into four groups. For the development of activities were built and used textbooks visuals containing theoretical and practical strategies. The results showed that over 90% of students participated in all activities, and the most appreciated activity in general by the students of classes 1 and 2, was the word search and the less appreciated was the activity of mime. Already, in general between classes 4 and 5, the most appreciated activity was the walk held outside the school yard to look for traces and footprints of wild animals and the less appreciated was the walk to discuss the benefits of fauna. The work had a very good acceptance by students, to playing showed a possibility of transforming the class enjoyable and productive moments where the students developed their potential and built new knowledge.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectJogospor
dc.subjectDinâmicaspor
dc.subjectFauna silvestrepor
dc.subjectEducação ambientalpor
dc.subjectGameseng
dc.subjectDynamicseng
dc.subjectWildlifeeng
dc.subjectEnvironmental educationeng
dc.titleAtividades lúdicas no desenvolvimento de educação ambiental para a conservação da fauna silvestrepor
dc.title.alternativeLudic activities the development of environmental education for conservation of wild faunaeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Constantina, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationEducação Ambiental, EaDpor
dc.description.resumoA fauna silvestre torna-se cada vez mais ameaçada no Brasil. Assim, as atividades lúdicas desenvolvidas em escolas apresentam-se como uma importante opção para colaborar na conservação da mesma. O objetivo deste trabalho foi avaliar a importância das atividades lúdicas nas escolas para educação e conscientização ambiental, visando à conservação da fauna silvestre. Para tanto, foram desenvolvidas na Escola Municipal de Ensino Fundamental Mem de Sá, no município de Ronda Alta, sete atividades lúdicas, tendo como tema geral “Fauna silvestre: conhecer para preservar” e sete temas específicos. Tais atividades foram desenvolvidas durante a oficina de Agroecologia do Programa Mais Educação e aplicadas a 127 alunos, os quais foram divididos em quatro turmas. Para o desenvolvimento das atividades foram construídos materiais didáticos e utilizados recursos visuais contendo estratégias teóricas e práticas. Os resultados mostraram que mais de 90% dos alunos participaram de todas as atividades, sendo que a atividade mais apreciada, de forma geral pelos alunos das turmas 1 e 2, foi o caça-palavras e a menos apreciada foi a atividade da mímica. Já, no geral entre as turmas 4 e 5, a atividade mais apreciada foi a caminhada realizada fora do pátio da escola para procurar vestígios e pegadas de animais silvestres e a menos apreciada foi a caminhada para discutir sobre os benefícios da fauna. O trabalho desenvolvido teve uma aceitação muito boa pelos alunos, às atividades lúdicas mostraram uma possibilidade de transformar as aulas em momentos agradáveis e produtivos, onde os educandos desenvolveram suas potencialidades e construíram novos conhecimentos.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Tecnologiapor


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  • Educação Ambiental - EaD [323]
    Coleção dos trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Educação Ambiental - EaD

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