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dc.contributor.advisorPasquali, Ísis Samara Ruschel
dc.creatorPasini, Marindia Trombetta
dc.date.accessioned2018-04-11T12:54:00Z
dc.date.available2018-04-11T12:54:00Z
dc.date.issued2014-12-19
dc.date.submitted2014
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/12925
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Tecnologia, Curso de Especialização em Educação Ambiental, EaD, RS, 2014.por
dc.description.abstractBecause of the numerous environmental impacts and public health problems that have been caused by inadequate increase and disposal of solid waste, the valuation thereof has proven a very effective alternative. One of the most significant ways has been the involvement of children through school activities that teach the value of what is discarded, differentiating what is the residue that is rubbish; and to raise awareness on the importance of Action to reduce, re-use, composting, and disposal and suitable destination for recycling. Basic issues in the pursuit of improving public health and the minimization of impacts caused by excess materials that are intended for dumps, landfills, incineration, among others; saving natural resources that would be used in the manufacture of new products and providing cleaner residue to the work of the collector. Working this theme in Municipal Elementary School General Osório, within the city of Constantine, was essential, since the waste was disposed of improperly and there was no project being developed in this area. This paper aims to develop various activities that sought to show students and the school community problems arising from its mistaken actions in relation to solid waste, in order to make a new consciousness was formed and on attitudes could be adopted sustainable development, so that the problems that come endangering the life of the planet and humanity can be minimized.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectResíduos sólidospor
dc.subjectEducação ambientalpor
dc.subjectAtividades práticaspor
dc.subjectSolid wasteeng
dc.subjectEnvironmental educationpor
dc.subjectPractice activitieseng
dc.titleA valoração dos resíduos recicláveis, compostáveis e o lixopor
dc.title.alternativeThe valuation of waste recyclable, compostable and trasheng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Constantina, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationEducação Ambiental, EaDpor
dc.description.resumoEm virtude dos inúmeros impactos ambientais e dos problemas de saúde pública que vêm sendo provocados pelo aumento e disposição inadequados dos resíduos sólidos, a valoração dos mesmos tem se mostrado uma alternativa muito eficaz. Um dos caminhos mais significativos tem sido o envolvimento das crianças por meio de atividades escolares que ensinem o valor do que é descartado, diferenciando o que é resíduo do que é lixo; e que sensibilizem quanto à importância de ações voltadas à redução, à reutilização, à compostagem, e o descarte e destinação adequados para reciclagem. Assuntos básicos na busca de melhoria da saúde pública e da minimização de impactos causados pelo excesso de materiais que são destinados aos lixões, aterros sanitários, incineração, entre outros; economizando recursos naturais que seriam utilizados na fabricação de novos produtos e fornecendo resíduo mais limpo para o trabalho do catador. Trabalhar esta temática na Escola Municipal de Ensino Fundamental General Osório, no interior do município de Constantina, mostrou-se fundamental, já que os resíduos eram dispostos de forma inadequada e não havia nenhum projeto sendo desenvolvido nessa área. Esta monografia tem o objetivo de desenvolver várias atividades que buscaram mostrar aos alunos e à comunidade escolar os problemas decorrentes de suas ações equivocadas em relação aos resíduos sólidos, com o intuito de fazer com que uma nova consciência fosse formada e que pudessem ser adotadas atitudes voltadas ao desenvolvimento sustentável, para que os problemas que vêm colocando em risco a vida do planeta e da humanidade possam ser minimizados.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Tecnologiapor


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  • Educação Ambiental - EaD [323]
    Coleção dos trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Educação Ambiental - EaD

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