dc.contributor.advisor | Araujo, Luiz Ernani Bonesso de | |
dc.creator | Adolfo, Patrícia Lisiane Schultz | |
dc.date.accessioned | 2018-04-12T12:27:57Z | |
dc.date.available | 2018-04-12T12:27:57Z | |
dc.date.issued | 2011-12-10 | |
dc.date.submitted | 2011 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/12934 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Rurais, Curso de Especialização em Educação Ambiental, EaD, RS, 2011. | por |
dc.description.abstract | It is known that knowledge is an indispensable tool to promote the necessary change
in the actions of man in relation to the environment. Among the many ways which we
can observe the impact of environmental degradation the different types of disasters
related to the Civil defense and show cause terror in men. This study aimed to
evaluate the knowledge of students and participants in apublic school in the city of
Cachoeira do Sul, compared to participants who work in social projects in their
curriculum activities of Civil Defense and its relation ship whit the environment. We
conducted a questionnaire administered to students and participants from both
institutions being able to compare the knowledge of student sand participants forming
an individualized data base. The comparison between the information listed explains
the ignorance of the subject by students of the School District which report a lack of
application of the subject in the curriculum, which would be essential for the
preparation of these to have the least notion that their actions are key to preventing
and minimizing the damage from a disaster. The theme, Civil Defense School, leads
the transversal studies of environmental education for a logic of every day response
of the environment by human activities. Participants in social shown to have a high
knowledge and pratctical experience to assist the victims, demonstrating citizens be
better prepared not only for prevention but for response to adverse events which is
crucial to minimize the impact. Upon execution of the questionnaire was held a talk
with a member of the Municipal Civil Defense Coordinator Cachoeira do Sul, where
provided by a discussion with students and teachers and participants about the
experience and knowledge of the subject. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Educação ambiental | por |
dc.subject | Cidadania | por |
dc.subject | Meio ambiente | por |
dc.title | Defesa civil e cidadania nas escolas e projetos sociais de Cachoeira do Sul - RS | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Agudo, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Educação Ambiental, EaD | por |
dc.description.resumo | Sabe-se que o conhecimento é uma ferramenta indispensável para promover a
necessária transformação nas ações do homem em relação ao meio ambiente.
Dentre as inúmeras maneiras a qual podemos observar o impacto da degradação
ambiental os diferentes tipos de desastres relacionados à Defesa Civil demonstram
e provocam espanto nos Homens. O presente trabalho buscou avaliar o
conhecimento de alunos e participantes de uma Escola Pública do município de
Cachoeira do Sul, comparado a participantes de projetos sociais que trabalham em
seu currículo ações de Defesa Civil e sua relação com o meio ambiente. Realizou-se
um questionário aplicado aos alunos e participantes de ambas as Instituições sendo
possível comparar o conhecimento dos alunos e participantes formando assim um
banco de dados individualizados. A comparação entre as informações elencadas
esclarece o desconhecimento do assunto por parte dos alunos da Escola Municipal
os quais relatam a falta de aplicação do tema no currículo, o que seria fundamental
para preparação destes para ter ao menos noção de que suas ações são
fundamentais para a prevenção e minimização dos danos decorrentes de um
desastre. O tema, Defesa Civil na Escola, leva a transversalidade dos estudos da
educação ambiental para uma lógica cotidiana da resposta do meio ambiente as
ações do homem. Nos projetos sociais os participantes demonstram ter um
conhecimento elevado e experiências práticas de auxílio à vítimas; demonstrando
ser cidadãos mais preparados não somente para prevenção mas, para uma resposta
aos eventos adversos o que é fundamental para a minimização do impacto. Após a
execução do questionário realizou-se uma palestra com um membro da
Coordenadoria Municipal de Defesa Civil de Cachoeira do Sul onde propiciou-se um
debate com alunos e participantes e professores acerca da experiência e
conhecimento do assunto. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Ciências Rurais | por |