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dc.contributor.advisorAraujo, Luiz Ernani Bonesso de
dc.creatorAdolfo, Patrícia Lisiane Schultz
dc.date.accessioned2018-04-12T12:27:57Z
dc.date.available2018-04-12T12:27:57Z
dc.date.issued2011-12-10
dc.date.submitted2011
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/12934
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Rurais, Curso de Especialização em Educação Ambiental, EaD, RS, 2011.por
dc.description.abstractIt is known that knowledge is an indispensable tool to promote the necessary change in the actions of man in relation to the environment. Among the many ways which we can observe the impact of environmental degradation the different types of disasters related to the Civil defense and show cause terror in men. This study aimed to evaluate the knowledge of students and participants in apublic school in the city of Cachoeira do Sul, compared to participants who work in social projects in their curriculum activities of Civil Defense and its relation ship whit the environment. We conducted a questionnaire administered to students and participants from both institutions being able to compare the knowledge of student sand participants forming an individualized data base. The comparison between the information listed explains the ignorance of the subject by students of the School District which report a lack of application of the subject in the curriculum, which would be essential for the preparation of these to have the least notion that their actions are key to preventing and minimizing the damage from a disaster. The theme, Civil Defense School, leads the transversal studies of environmental education for a logic of every day response of the environment by human activities. Participants in social shown to have a high knowledge and pratctical experience to assist the victims, demonstrating citizens be better prepared not only for prevention but for response to adverse events which is crucial to minimize the impact. Upon execution of the questionnaire was held a talk with a member of the Municipal Civil Defense Coordinator Cachoeira do Sul, where provided by a discussion with students and teachers and participants about the experience and knowledge of the subject.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectEducação ambientalpor
dc.subjectCidadaniapor
dc.subjectMeio ambientepor
dc.titleDefesa civil e cidadania nas escolas e projetos sociais de Cachoeira do Sul - RSpor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Agudo, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationEducação Ambiental, EaDpor
dc.description.resumoSabe-se que o conhecimento é uma ferramenta indispensável para promover a necessária transformação nas ações do homem em relação ao meio ambiente. Dentre as inúmeras maneiras a qual podemos observar o impacto da degradação ambiental os diferentes tipos de desastres relacionados à Defesa Civil demonstram e provocam espanto nos Homens. O presente trabalho buscou avaliar o conhecimento de alunos e participantes de uma Escola Pública do município de Cachoeira do Sul, comparado a participantes de projetos sociais que trabalham em seu currículo ações de Defesa Civil e sua relação com o meio ambiente. Realizou-se um questionário aplicado aos alunos e participantes de ambas as Instituições sendo possível comparar o conhecimento dos alunos e participantes formando assim um banco de dados individualizados. A comparação entre as informações elencadas esclarece o desconhecimento do assunto por parte dos alunos da Escola Municipal os quais relatam a falta de aplicação do tema no currículo, o que seria fundamental para preparação destes para ter ao menos noção de que suas ações são fundamentais para a prevenção e minimização dos danos decorrentes de um desastre. O tema, Defesa Civil na Escola, leva a transversalidade dos estudos da educação ambiental para uma lógica cotidiana da resposta do meio ambiente as ações do homem. Nos projetos sociais os participantes demonstram ter um conhecimento elevado e experiências práticas de auxílio à vítimas; demonstrando ser cidadãos mais preparados não somente para prevenção mas, para uma resposta aos eventos adversos o que é fundamental para a minimização do impacto. Após a execução do questionário realizou-se uma palestra com um membro da Coordenadoria Municipal de Defesa Civil de Cachoeira do Sul onde propiciou-se um debate com alunos e participantes e professores acerca da experiência e conhecimento do assunto.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Ruraispor


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  • Educação Ambiental - EaD [323]
    Coleção dos trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Educação Ambiental - EaD

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