dc.contributor.advisor | Dutra, Claudio Emelson Guimarains | |
dc.creator | Spolaor, Silvane | |
dc.date.accessioned | 2018-04-12T15:46:51Z | |
dc.date.available | 2018-04-12T15:46:51Z | |
dc.date.issued | 2014-11-29 | |
dc.date.submitted | 2014 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/12949 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2014. | por |
dc.description.abstract | The spaces of technological advances require competent people with knowledge and critical understanding of reality. Requirements that are related to the mastery of writing, reading and new technologies so they can have a good professional and social activities. However, because of that situation, have- if deficiencies in meeting these social requirements. Given this reality, the Youth and Adult Education - EJA intended to people with lag educated knowledge or are completely illiterate. This research aimed to analyze the look of educational managers on the EJA in State Public Schools in Santa Maria - RS. Therefore, we sought a brief historical review of adult education in Brazil, the analysis of Project Political three State Public Schools Santa Maria-RS, besides the use of questionnaires to managers of education on methods, programs, practices adopted, and difficulties. The work provided some thoughts such as: everyone can and should contribute to the development of adult education; governments must implement integrated policies for adult education; schools need to develop an appropriate design for your students and not ready following models; teachers need to update and adapt their knowledge and teaching methods and students need to value the opportunity to study and extend their knowledge. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | EJA (Educação de Jovens e Adultos) | por |
dc.subject | PPP (Projeto político-pedagógico) | por |
dc.subject | Gestão educacional | por |
dc.subject | Youth and adult education | eng |
dc.subject | Political pedagogical project | eng |
dc.subject | Educational management | eng |
dc.title | O olhar dos gestores sobre a educação de jovens e adultos nas escolas públicas estaduais de Santa Maria - RS | por |
dc.title.alternative | The look of managers of the youth and adult education in public schools state of Santa Maria - RS | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Agudo, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Gestão Educacional, EaD | por |
dc.description.resumo | Os espaços de avanços tecnológicos exigem pessoas competentes com conhecimento e compreensão crítica da realidade. Exigências que estão relacionadas com o domínio da escrita, leitura e novas tecnologias para que possam ter uma boa atuação profissional e social. No entanto, devido a essa situação, têm- se deficiências no atendimento a estas exigências sociais. Diante dessa realidade, a Educação de Jovens e Adultos - EJA destina-se a pessoas que apresentam defasagem de conhecimentos escolarizados ou que são completamente analfabetas. Esta pesquisa teve como objetivo analisar o olhar dos gestores educacionais sobre a EJA nas Escolas Públicas Estaduais de Santa Maria – RS. Para tanto, buscou-se um breve resgate histórico da EJA no Brasil, a análise do Projeto Político Pedagógico de três Escolas Públicas Estaduais de Santa Maria-RS, além da aplicação de questionários aos gestores do ensino sobre os métodos, programas, práticas adotadas e dificuldades sentidas. O trabalho proporcionou algumas reflexões, tais como: todos podem e devem contribuir para o desenvolvimento da EJA; os governantes devem implantar políticas integradas para a EJA; as escolas precisam elaborar um projeto adequado para seus alunos e não seguir modelos prontos; os professores necessitam atualizar e adequar seus conhecimentos e métodos de ensino e os alunos precisam valorizar a oportunidade de estudar e ampliar seus conhecimentos. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |