dc.contributor.advisor | Gai, Daniele Noal | |
dc.creator | Bezerra, Francisca das Chagas Alves Rodrigues | |
dc.date.accessioned | 2016-03-01T13:03:00Z | |
dc.date.available | 2016-03-01T13:03:00Z | |
dc.date.issued | 2010 | |
dc.date.submitted | 2010 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/1295 | |
dc.description | Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Educação Especial - Déficit Cognitivo e Educação de Surdos, EaD, RS, 2010. | por |
dc.description.abstract | Summary: We must recognize and respect differences in school space. That is, the
specifics of the Act of learning of our students as well as pedagogical activities that
can enhance their learning. In summary, the most important tasks to be performed
by engaging them in a school context motivator and conducive to successful teaching
and learning process. However, some parents may not always recognize that
children have difficulty learning or deficits in cognition. Thus, when the child arrives at
school ends up passing unnoticed or getting invisible inside the classroom. Namely,
at State School F.J.P.N. working on a perspective of inclusive education, where there
are multiple pedagogical actions targeted to students who have cognitive disabilities,
craving the success of these students. Furthermore, believing also that the role of the
school is constructing citizenship through access of knowledge. Anyway, it was found
through this search that the school F.J.P.N. seeks to act within the principles of
inclusive education, where all are considered able to learn, showing that you can
insert the student with cognitive disabilities both within school and in society. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Educação inclusiva | por |
dc.subject | Déficit cognitivo | por |
dc.subject | Professores | por |
dc.subject | Alunos | por |
dc.title | Práticas pedagógicas com alunos que apresentam déficit cognitivo | por |
dc.title.alternative | Pedagogical practice with students who have cognitive disabilities. | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Palmas, TO, Brasil | por |
dc.description.resumo | É preciso reconhecer e respeitar as diferenças no espaço escolar. Isto é, as especificidades do ato de aprender de nossos alunos, bem como as atividades pedagógicas que possam potencializar suas aprendizagens. Em síntese, que as tarefas mais importantes a serem executadas por eles incidam em um contexto escolar motivador e propício para o sucesso do processo de ensino e aprendizagem. Todavia, alguns pais nem sempre reconhecem que os filhos apresentam alguma dificuldade de aprendizagem ou déficits na cognição. Desse modo, quando a criança chega à escola acaba passando despercebida ou ficando invisível dentro das salas de aula. A saber, na Escola Estadual F.J.P.N. trabalha-se numa perspectiva de educação inclusiva, onde existem várias ações de caráter pedagógico voltadas para os alunos que apresentam déficit cognitivo, almejando o sucesso destes alunos. Ademais, por acreditar também que o papel da escola é construir cidadania por meio do acesso do conhecimento. Enfim, constatou-se através desta pesquisa que a escola F.J.P.N. procura atuar dentro dos princípios da educação inclusiva, onde todos são considerados capazes de aprender, mostrando que é possível inserir o aluno com déficit cognitivo tanto no contexto escolar como na sociedade. | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |