dc.contributor.advisor | Bigolin, Nara Martini | |
dc.contributor.advisor | Silveira, Sidnei Renato | |
dc.creator | Garlet, Daniela | |
dc.date.accessioned | 2018-04-12T23:17:17Z | |
dc.date.available | 2018-04-12T23:17:17Z | |
dc.date.issued | 2016-12-16 | |
dc.date.submitted | 2016 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/12961 | |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Federal de Santa Maria, Campus de Frederico Westphalen, Curso de Sistemas de Informação, RS, 2016. | por |
dc.description.abstract | It is noticed increasingly that learning programming is a major
challenge for Computer Science higher education students. Therefore, this
proposal seeks to show how important is the teaching of Logic Programming
and from school, so that students are prepared for higher education. In this
sense, methods to facilitate this learning in basic education can be helpful.
This paper aims to propose a logic teaching method of programming that will
be validated through a case study carried out with students of the 7th, 8th and
9th grades of Elementary School. And the results obtained in this case study
prove the effectiveness of the applied method. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/ | * |
dc.subject | Ensino | por |
dc.subject | Lógica de programação | por |
dc.subject | Educação em informática | por |
dc.subject | Teaching | eng |
dc.subject | Logic programming | eng |
dc.subject | Computer education | eng |
dc.title | Uma proposta para o ensino de programação na educação básica | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação | por |
dc.degree.local | Frederico Westphalen, RS, Brasil | por |
dc.degree.graduation | Sistemas de Informação | por |
dc.description.resumo | Percebe-se cada vez mais que o aprendizado da programação é um
grande desafio para os alunos de cursos de Informática do ensino superior.
Sendo assim, essa proposta buscou mostrar o quão importante é o ensino da
Lógica de Programação desde o ensino básico, para que os alunos estejam
preparados para o ensino superior. Neste sentido, métodos que facilitem esta
aprendizagem no ensino básico podem ser úteis. O presente trabalho propôs
um método de ensino de lógica de programação que foi validado por meio de
um estudo de caso, realizado com alunos dos 7º, 8º e 9º anos em duas escolas
de Ensino Fundamental da Região do Médio Alto Uruguai do Rio Grande do
Sul. E os resultados obtidos neste estudo de caso comprovam a eficácia do
método aplicado. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO | por |
dc.publisher.unidade | UFSM Frederico Westphalen | por |