Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorBigolin, Nara Martini
dc.contributor.advisorSilveira, Sidnei Renato
dc.creatorGarlet, Daniela
dc.date.accessioned2018-04-12T23:17:17Z
dc.date.available2018-04-12T23:17:17Z
dc.date.issued2016-12-16
dc.date.submitted2016
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/12961
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Federal de Santa Maria, Campus de Frederico Westphalen, Curso de Sistemas de Informação, RS, 2016.por
dc.description.abstractIt is noticed increasingly that learning programming is a major challenge for Computer Science higher education students. Therefore, this proposal seeks to show how important is the teaching of Logic Programming and from school, so that students are prepared for higher education. In this sense, methods to facilitate this learning in basic education can be helpful. This paper aims to propose a logic teaching method of programming that will be validated through a case study carried out with students of the 7th, 8th and 9th grades of Elementary School. And the results obtained in this case study prove the effectiveness of the applied method.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/*
dc.subjectEnsinopor
dc.subjectLógica de programaçãopor
dc.subjectEducação em informáticapor
dc.subjectTeachingeng
dc.subjectLogic programmingeng
dc.subjectComputer educationeng
dc.titleUma proposta para o ensino de programação na educação básicapor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãopor
dc.degree.localFrederico Westphalen, RS, Brasilpor
dc.degree.graduationSistemas de Informaçãopor
dc.description.resumoPercebe-se cada vez mais que o aprendizado da programação é um grande desafio para os alunos de cursos de Informática do ensino superior. Sendo assim, essa proposta buscou mostrar o quão importante é o ensino da Lógica de Programação desde o ensino básico, para que os alunos estejam preparados para o ensino superior. Neste sentido, métodos que facilitem esta aprendizagem no ensino básico podem ser úteis. O presente trabalho propôs um método de ensino de lógica de programação que foi validado por meio de um estudo de caso, realizado com alunos dos 7º, 8º e 9º anos em duas escolas de Ensino Fundamental da Região do Médio Alto Uruguai do Rio Grande do Sul. E os resultados obtidos neste estudo de caso comprovam a eficácia do método aplicado.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAOpor
dc.publisher.unidadeUFSM Frederico Westphalenpor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto