dc.contributor.advisor | Ourique, João Luis Pereira | |
dc.creator | Nervis, Edimara Láutia | |
dc.date.accessioned | 2018-04-16T15:04:32Z | |
dc.date.available | 2018-04-16T15:04:32Z | |
dc.date.issued | 2009-08-08 | |
dc.date.submitted | 2009 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/12981 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialiazação em Gestão Educacional, EaD, RS, 2009. | por |
dc.description.abstract | This work has like the aims geral ojective to investigate the understanding of
educators from schools in the Constantine city, about the importance of the
Directives and Bases and National Education Law no. 9394/1996, and analyze the
public school in view of the law. The work is divided in six chapters, with the first five
have some issues related to the articles considered most relevant, in a theoretical
ideas of several authors. The sixth chapter is reserved for field research, which will
be held in interviews, in order to collect data to inform the view of educators on the
real targets, limits and contradictions of Brazilian education through the creation of
the LDB. Then comes the opportunity to reflect on the progress and the gaps left by
the law governing the educational institutions and the Educational System in general.
Note the need for studies and discussions about the interests wrapped, the collective
participation in the construction and reconstruction of the LDB, arising out of school
autonomy with the law, interference in the actual preparation of learners for the
demands of society and the formation of citizenship. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | LDB (Lei de Diretrizes e Bases) | por |
dc.subject | Educadores | por |
dc.subject | Intenções | por |
dc.subject | Escola | por |
dc.subject | Contexto | por |
dc.subject | Percepções | por |
dc.title | A nova LDB e as mudanças na prática escolar | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Constantina, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Gestão Educacional, EaD | por |
dc.description.resumo | Este trabalho tem como objetivo geral, investigar a compreensão dos educadores
das escolas do município de Constantina, acerca da importância da Lei de Diretrizes
e Bases da Educação Nacional Lei nº. 9.394/1996 e, analisar a escola pública na
perspectiva dessa lei. O trabalho se divide em seis capítulos, sendo que os cinco
primeiros apresentam alguns tópicos referentes aos artigos considerados de maior
relevância, num referencial teórico com idéias de diversos autores. O VI capítulo é
reservado à pesquisa de campo, a qual acontecerá por meio de entrevistas, visando
coletar dados que informem a visão dos educadores sobre as verdadeiras intenções,
limites e contradições da educação brasileira a partir da criação da LDB. Surge
então, a oportunidade de refletir sobre os avanços e as lacunas deixados pela lei
que regulamenta as instituições escolares e o Sistema Educacional de modo geral.
Percebe-se a necessidade de estudos e discussões acerca dos interesses envoltos,
da participação coletiva na construção e reconstrução da LDB, da autonomia escolar
advinda com a lei, das interferências reais no preparo do educando para as
exigências da sociedade e para a formação da cidadania. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |