Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorOurique, Maiane Liana Hatschbach
dc.creatorNunes, Maria Gessi Pereira
dc.date.accessioned2018-04-17T12:01:05Z
dc.date.available2018-04-17T12:01:05Z
dc.date.issued2009-08-08
dc.date.submitted2009
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/12986
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialiazação em Gestão Educacional, EaD, RS, 2009.por
dc.description.abstractThe study The educational manager and the democratization in the teaching process: some questions proposes a reflexion about the practices of the democratic management at school level. It also carries out a historical approach of the Brazilian education since the colonial period times when the school was authoritarian and excluding. Along with the social changes, the school has transformed itself, becoming more demanding and complex, demanding more partnership and responsibility in its management. The democratic management is indispensable in this change process. In the democratic management, the ability to think and work in teams is pointed out and it breaks the political subordination and ideological submission. The manager makes possible the democratic development in the school, allowing the participation in the core of the administrative and pedagogical practice. The knowledge building happens in a democratic environment, with the overcoming of differences without affecting the development of what is from the individual or collective, breaking a bureaucratic and authoritarian tendency. The building of the citizenship happens in the school environment, making clear that being a citizen is fully exerting, at social level, the rights and obligations based in the exercise of the citizenship.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectGestãopor
dc.subjectPlanejamentopor
dc.subjectParticipaçãopor
dc.subjectDemocraciapor
dc.subjectManagementeng
dc.subjectPlanningeng
dc.subjectParticipationeng
dc.subjectDemocracyeng
dc.titleO gestor educacional e a democratização no processo de ensino: algumas indagaçõespor
dc.title.alternativeThe educational manager and the democratization in the teaching process: some questionseng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Constantina, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão Educacional, EaDpor
dc.description.resumoO estudo O Gestor Educacional e a Democratização no processo de Ensino: algumas indagações propõe uma reflexão sobre as práticas de gestão democrática na escola. Realiza também uma abordagem histórica da educação brasileira desde os tempos coloniais, época em que a escola torna-se autoritária e excludente. Juntamente com as mudanças sociais, a escola se transforma, tornando-se mais exigente e complexa, exigindo mais parceria e responsabilidade em sua gestão. A gestão democrática é indispensável neste processo de mudança. Na gestão democrática, a capacidade de pensar e trabalhar em equipe se evidencia e rompe c o m a subordinação política e submissão ideológica. O gestor possibilita o desenvolvimento democrático na escola, permitindo o exercício da participação no interior da prática administrativa e pedagógica. A construção do conhecimento acontece num ambiente democrático, com a superação das diferenças de forma a não abafar nem constranger o desenvolvimento do que é individual e do que é coletivo, rompendo com uma tendência burocrática e autoritária. A construção da cidadania dá-se no ambiente escolar, esclarecendo que ser cidadão é exercer plenamente, na sociedade, os direitos e deveres baseados no exercício da democracia.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

  • Gestão Educacional - EaD [950]
    Coleção dos trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional - EaD

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto