dc.contributor.advisor | Marquezan, Reinoldo | |
dc.creator | Nascimento, Regina Stella Pereira do | |
dc.date.accessioned | 2018-04-17T12:17:18Z | |
dc.date.available | 2018-04-17T12:17:18Z | |
dc.date.issued | 2009-08-08 | |
dc.date.submitted | 2009 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/12987 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2009. | por |
dc.description.abstract | The formation of the School Council - Conselho Escolar – in all public schools is a
condition required to enable the school to receive financial resources, once the
Council has the prerogative to manage, to deliberate about priorities and to
administrate such resources, which warrants its own existence. However, this is
not sufficient to comply with the legal requirements. Therefore, it is to be ensured
the full exercise of its other functions: consultative, deliberative, normative and
evaluative. This essay intends to report the experience developed by the author with
the School Councils circumscribed to the area of Secretaria Executiva Regional I,
of the administration of the Municipality of Fortaleza, to share methods, mechanisms
and instruments which may contribute for the adequate functioning of School Councils,
for the efficient and efficacious accomplishment of their purposes. Because of the
characteristics of this essay it was made the option by the qualitative approach and it
has been used the direct observation and the questionnaire as the most appropriate
techniques to the data collection. In the evaluation of the experience it has been
outlined the advances and identified difficulties which may be overcome. It has been
concluded that School Council- Conselho Escolar- is an essential instrument to
propitiate the conscious participation of all segments which comprise the school, to
enlarge and to intensify the internal and external relations, and to promote the
democratization of the school management, as well as improvement of the quality of
services rendered by the school and to facilitate the participation of teachers, staff,
students and their parents in the school routine. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Conselho escolar | por |
dc.subject | Gestão democrática | por |
dc.subject | Participação consciente | por |
dc.subject | Qualidade da educação escolar | por |
dc.subject | School council | eng |
dc.subject | Democratic management | eng |
dc.subject | Conscious participation | eng |
dc.subject | School quality education | eng |
dc.title | Conselho escolar: instrumento para melhoria da qualidade da educação escolar - uma experiência em Fortaleza | por |
dc.title.alternative | School council: instrument improvement of the school quality education - experience in Fortaleza | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Fortaleza, CE, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Gestão Educacional, EaD | por |
dc.description.resumo | A constituição do Conselho Escolar em todas as escolas públicas é condição
exigida para que a escola receba recursos financeiros, uma vez que o Conselho
tem a prerrogativa de gerir, deliberar sobre as prioridades e aplicar tais recursos,
o que garante sua existência. Contudo, isso é insuficiente para cumprir os
preceitos legais. Há, portanto, que se assegurar o exercício pleno de suas outras
funções: consultiva, deliberativa, normativa e avaliativa. Pretende-se com este
trabalho relatar a experiência desenvolvida pela autora com os Conselhos
Escolares circunscritos à Secretaria Executiva Regional I da Prefeitura Municipal de
Fortaleza, de modo a partilhar métodos, mecanismos e instrumentos que podem
contribuir para o funcionamento adequado de Conselhos Escolares, para o
cumprimento eficiente e eficaz de suas finalidades. Dadas as características do
trabalho fez-se a opção pela abordagem qualitativa e utilizou-se a observação direta e
o questionário como as técnicas mais adequadas à coleta de dados. Na avaliação da
experiência são apontados avanços e identificadas dificuldades as quais podem ser
superadas. Conclui-se que o Conselho Escolar é um instrumento imprescindível para
propiciar a participação consciente de todos os segmentos que compõem a escola,
ampliando e intensificando as relações internas e externas, promover a
democratização da gestão escolar bem como a melhoria da qualidade dos serviços
prestados pela escola e facilitar a participação de professores, funcionários, alunos e
seus pais no cotidiano da escola. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |