dc.contributor.advisor | Gomes, Caio Cesar Piffero | |
dc.creator | Berguemmayer, Elisandra Conterato | |
dc.date.accessioned | 2016-03-01T15:52:21Z | |
dc.date.available | 2016-03-01T15:52:21Z | |
dc.date.issued | 2010-12 | |
dc.date.submitted | 2010 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/1300 | |
dc.description | Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Educação Especial- Déficit Cognitivo e Educação de Surdos, EaD, RS, 2010. | por |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Práticas pedagógicas | por |
dc.subject | Educação | por |
dc.subject | Inclusão | por |
dc.subject | Déficit cognitivo | por |
dc.title | Práticas pedagógicas e a inclusão escolar | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Santa Maria, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Educação Especial- Déficit Cognitivo e Educação de Surdos, EaD | por |
dc.description.resumo | Neste estudo, investigaram-se as práticas pedagógicas e a inclusão de alunos com déficit cognitivo, em uma escola estadual, no interior do Rio Grande do Sul, oferecidas essas para dois alunos do ensino fundamental. Estudou-se, além disso, a forma como a instituição organiza sua ação didático-pedagógica para que a inclusão aconteça, principalmente, no que se refere ao processo de aprendizagem. Foi utilizada a estratégia da observação direta das práticas pedagógicas inclusivas e uma entrevista semiestruturada com a direção e os pais dos alunos, tendo como fio condutor a questão da inclusão. Os resultados evidenciaram dificuldades operacionais como a falta de formação para se trabalhar com esses alunos; o grande número de alunos nas salas de aulas; a questão da avaliação; as más condições das escolas públicas no que diz respeito à infraestrutura; material didático-pedagógico inadequado ou inexistente; a angústia dos pais diante do desconhecido. Por outro lado, os docentes crêem no processo de inclusão e sentem necessidade de evoluir do discurso à ação. | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |