dc.contributor.advisor | Lebedeff, Tatiana Bolivar | |
dc.creator | Nobre, Adalgisa Bandeira | |
dc.date.accessioned | 2018-04-19T15:26:11Z | |
dc.date.available | 2018-04-19T15:26:11Z | |
dc.date.issued | 2010-12-20 | |
dc.date.submitted | 2010 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/13015 | |
dc.description | Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Educação Especial - Déficit Cognitivo e Educação de Surdos, EaD, RS, 2010. | por |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Surdos | por |
dc.subject | Inclusão escolar | por |
dc.subject | Ensino regular | por |
dc.subject | Práticas pedagógicas | por |
dc.title | A inclusão dos surdos no município de São Bentinho - PB | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Pombal, PB, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Educação Especial - Déficit Cognitivo e Educação de Surdos, EaD | por |
dc.description.resumo | O presente estudo teve como objetivo discutir sobre a inclusão de pessoas surdas em escolas de ensino regular, tendo como foco da pesquisa as representações de profissionais de uma escola municipal no estado da Paraíba, na cidade de São Bentinho, que ainda não vivenciaram a experiência da inclusão de pessoas com surdez. Foi realizado um grupo de estudos que discutiu a inclusão de alunos com surdez a partir da leitura de pressupostos teóricos e, a seguir, foram realizados debates direcionados às práticas pedagógicas utilizadas no processo de inclusão. Os resultados evidenciam a necessidade de dar continuidade ao processo de formação dos professores, tendo em vista que a forma de comunicação utilizada demonstrou ser um dos maiores obstáculos para o processo de inclusão. Pretende-se contribuir com os professores para a motivação de estudos relacionados a área da surdez e o respeito às diferenças. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |