Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorNishijima, Toshio
dc.creatorNiederauer, Priscila Dalla Porta
dc.date.accessioned2018-04-20T13:14:47Z
dc.date.available2018-04-20T13:14:47Z
dc.date.issued2007-12-21
dc.date.submitted2007
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/13019
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Rurais, Curso de Especialização em Educação Ambiental, RS, 2007.por
dc.description.abstractThe overcoming of the environment crisis implies not only on conciliating the economic-social development with the protection of the environment, that is, to guarantee the sustainable development, but, over all, to promote a true change on the civilization’s attitude. Therefore, the ambient education considers approaching the environment with a systemic vision, under the optics of the basic concepts of ecology, creating agents who form the ecological conscience. The ecological conscience, as any another type of conscience, isn’t something that is constructed from one determined moment, but a position cultivated throughout the life that passes for the question of the education and leads to the socialization of the individual. This way, this work has as central objective the study of the influence that the Environment Education has in the Management of the Hydric Resources in direction to make it more efficient, because the same one estimates the participation of the citizen. For the accomplishment of the research the dialectic method of boarding was adopted, from which the displayed subject will be dealt with considering the internal conflicts in it gifts and its interaction with the legal-social phenomenon of practical order in function of which its purpose is inferred.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectEducação ambientalpor
dc.subjectRecursos hídricospor
dc.subjectParticipaçãopor
dc.subjectEnvironmental educationeng
dc.subjectHydric resourceseng
dc.subjectParticipationeng
dc.titleEducação ambiental como sustentáculo da gestão de recursos hídricos no Brasilpor
dc.title.alternativeEnvironment education as support of the management of hydric resources in Brazileng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationEducação Ambientalpor
dc.description.resumoA superação da crise ambiental implica não apenas conciliar o desenvolvimento econômico-social com a proteção do meio ambiente, isto é, garantir o desenvolvimento sustentável, mas, sobretudo, promover uma verdadeira mudança de atitude da civilização. Portanto, a educação ambiental propõe abordar o meio ambiente com uma visão sistêmica, sob a ótica dos conceitos básicos da ecologia, criando-se agentes formadores de consciência ecológica. A consciência ecológica, como qualquer outro tipo de consciência, não é uma coisa que é construída a partir de um determinado momento, senão uma postura cultivada ao longo da vida que passa pela questão da educação e leva à socialização do indivíduo. Dessa forma, este trabalho tem como objetivo central o estudo da influência que a Educação Ambiental tem sobre a Gestão de Recursos Hídricos no sentido de torná-la mais eficaz, pois a mesma pressupõe a participação do cidadão. Para a realização da pesquisa adotou-se o método de abordagem dialético, a partir do qual o tema exposto foi tratado considerando-se os conflitos internos nele presentes e sua interação com o fenômeno jurídico-social de ordem prática em função dos quais depreende-se sua finalidade.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Ruraispor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

  • Educação Ambiental [191]
    Coleção de trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Educação Ambiental

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto