dc.contributor.advisor | Bridi, Fabiane Romano de Souza | |
dc.creator | Bettin, Miriam Carmélia Rauber | |
dc.date.accessioned | 2016-03-03T12:08:33Z | |
dc.date.available | 2016-03-03T12:08:33Z | |
dc.date.issued | 2010-12-20 | |
dc.date.submitted | 2010 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/1301 | |
dc.description | Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Educação Especial - Déficit Cognitivo e Educação de Surdos, EaD, RS, 2010. | por |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Inclusão | por |
dc.subject | Cegueira | por |
dc.subject | Dificuldades | por |
dc.title | A experiência de inclusão escolar de um aluno com deficiência visual | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Passo Fundo, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Educação Especial - Déficit Cognitivo e Educação de Surdos, EaD | por |
dc.description.resumo | Este trabalho investigou a trajetória de um aluno com deficiência visual. Foram
ouvidos professores de uma escola da rede municipal de ensino fundamental da cidade de Passo Fundo que têm e tiveram a experiência de trabalhar diretamente com este aluno. Tal pesquisa foi um estudo de caso com abordagem qualitativa, observando o sujeito deficiente visual e materiais utilizados e confeccionados pelos professores. A coleta de dados deu-se através de entrevistas semiestruturadas com seis professores, sobre como vêm desenvolvendo seu trabalho, e observações nos diferentes espaços escolares, pareceres descritivos e materiais utilizados pelos alunos. Para análise dos resultados, as respostas foram agrupadas de forma a conhecer o modo como a inclusão tem sido construída e vivenciada no contexto escolar. Objetivou-se, ainda, conhecer os caminhos seguidos na prática pedagógica para garantir e potencializar a aprendizagem desse aluno, os recursos e
as estratégias empregadas, além das dificuldades encontradas nesse processo. Os
resultados indicaram que a inclusão está sendo realizada, porém ainda há muito a ser
conquistado, pois o professor se depara com inúmeras dificuldades, seja no preparo para atender à nova realidade escolar, seja na falta de estrutura física e de acessibilidade deste aluno no contexto escolar. A prática pedagógica vem sofrendo transformações cada vez mais diversificadas, ampliadas e ressignificadas, visando a contemplar toda a heterogeneidade escolar. Assim, verifica-se que, para os docentes, a inclusão escolar é um processo árduo, de grandes questionamentos e busca constante. É um desafio entendido como extremamente compensador para ambas as partes. | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |