Aptidão física e percepção de competência de escolares
Resumo
O objetivo deste estudo foi verificar a aptidão física e a percepção de competência de escolares. Em especial, verificar se existe relação entre aptidão física e a percepção de competência atlética. Foram avaliados 192 escolares, de 8 a 17 anos, de ambos os sexos, agrupados por idade. A aptidão física foi analisada tanto em relação à saúde quanto à prestação esportiva. Na aptidão física relacionada à saúde, os escolares encontravam-se eutróficos, entretanto nas demais variáveis de aptidão física concentraram-se abaixo da zona saudável. Quanto à prestação esportiva, níveis fraco e muito fraco de aptidão física prevaleceram. Observou-se que na aptidão física do grupo, os meninos tiveram melhor desempenho em relação às meninas a partir dos 12 anos, aumentando com a idade. Quanto à percepção de competência, identificou-se percepção alta em todas as subescalas, sendo o maior percentual na faixa etária dos 8 aos 11 anos. Para o comportamento das médias de percepção de competência, apesar dos meninos terem maior média na maioria dos grupos etários, essa diferença só foi significativa na competência atlética, no grupo etário dos 15 aos 17 anos. Para os meninos a idade não foi um fator importante, entretanto, para as meninas foi significativa na competência escolar, que foi maior dos 8 aos 11 anos, e na aceitação social foi maior no grupo dos 15 aos 17 anos. Quanto à relação entre aptidão física e percepção de competência, apesar de haver uma tendência dos escolares que tiveram melhor desempenho também terem uma média mais elevada de percepção de competência atlética, os valores não foram estatisticamente significativos.
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