dc.contributor.advisor | Morais, Mônica Zavacki de | |
dc.creator | Batista, Batistina José | |
dc.date.accessioned | 2016-03-03T12:24:03Z | |
dc.date.available | 2016-03-03T12:24:03Z | |
dc.date.issued | 2010-06 | |
dc.date.submitted | 2010 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/1302 | |
dc.description | Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Educação Especial - Déficit Cognitivo e Educação de Surdos , EaD, RS, 2010. | por |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Inclusão | por |
dc.subject | Pessoas surdas | por |
dc.subject | Currículo | por |
dc.subject | Escola | por |
dc.title | Repensando a aprendizagem do aluno surdo no contexto da inclusão | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Rio Bonito, RJ, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Educação Especial - Déficit Cognitivo e Educação de Surdos , EaD | por |
dc.description.resumo | Ao longo dos anos vem se discutindo dentro do âmbito educacional, as vantagens e
desvantagens da integração e inclusão do educando com necessidades especiais
na classe comum da escola regular, tendo muitas controvérsias sobre como deve
ser essa inserção. A educação especial, assume que as mudanças humanas são
normais e que a aprendizagem deve ser adaptada as necessidades da criança. O
profissional da educação, por não conhecer as potencialidades do educando, muitas
vezes, acaba rotulando, desconsiderando seu desenvolvimento e gerando um
descompasso no processo de ensino/ aprendizagem. E ainda, é importante salientar
a discussão sobre o currículo na seleção de conhecimentos envolvendo a sua
operação nas escolas. Tendo como base alguns referenciais teóricos, que irá
facilitar a compreensão mais aprofundada de estudos sobre currículos e caminhos
norteadores, que nos permitem uma visão mais clara e objetiva para atender as
necessidades das pessoas surdas. Então é necessário repensar essa prática
curricular. No entanto, será que as escolas já estão preparadas para esta
investigação? Pensando assim, deverá ser ampliado e revisado de forma que os
alunos sejam apresentados com uma abordagem que atendam a real necessidade
dos mesmos. Apesar dos avanços, em relação a inclusão da pessoa surda na
comunidade escolar, ainda possui muitas restrições com relação o que se ensina e
como ensina. Isto se dá pela dificuldade da comunicação entre professor/aluno e
aluno/aluno. As atividades nas escolas devem ser mais voltadas para a construção
da identidade e integração destes alunos, favorecendo e contribuindo para uma
aprendizagem mais efetiva dentro deste contexto de inclusão. | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |