Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorFreitas, Soraia Napoleão
dc.creatorNegrini, Tatiane
dc.date.accessioned2018-04-23T13:10:36Z
dc.date.available2018-04-23T13:10:36Z
dc.date.issued2007-11-30
dc.date.submitted2007
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/13035
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, RS, 2007.por
dc.description.abstractThis monograph study is linked to the Educational Management Specialization Course of the Universidade Federal de Santa Maria. The research was undertaken in a Municipality Public School System, which has learners identified as having high abilities/giftedness gift features and whose join a Program of Faculty Incentive. It has as general subject to investigate how a school, through its education management process, organizes its administrative and pedagogic proposes to promote the development of the gifted learners’ potentialities. The theoretical input for this research is grounded in Libâneo; Oliveira; Toschi (2005), Lück (2006), Aranha (2005), Renzulli (2004), amongst others, as well as in the Public Policies at international, national and state level related to the high abilities/giftedness issue. The research goes on in a qualitative approach, like case study and uses as tools the documents research, with the school Pedagogic Policy Project analysis and School Statutes, a half-structured interview with the gifted learners’ teachers and a halfstructured with a school coordination member, and class observations. It was possible to identify that aiding law to the high abilities/giftedness offers some supports to the school to organize itself to attend the gifted learners, but it is necessary to the school to know such laws and to use them as a support to the education work. At the time, the school pedagogic policy project shall be a document where the scholar community has to propose teaching alternatives, founding ways of think the high abilities and the education management.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectEducação especialpor
dc.subjectGestão educacionalpor
dc.subjectAltas habilidades/superdotaçãopor
dc.subjectSpecial educationeng
dc.subjectEducational managementeng
dc.subjectHigh abilities/giftednesseng
dc.titleA gestão educacional em uma escola pública: analisando o atendimento aos alunos com altas habilidades/superdotaçãopor
dc.title.alternativeEducational management in a public school: analyzing the treatment given to high capability/highly gifted learnerseng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão Educacionalpor
dc.description.resumoEste estudo monográfico está vinculado ao Curso de Especialização em Gestão Educacional da Universidade Federal de Santa Maria. A pesquisa foi realizada em uma Escola da Rede Estadual de Santa Maria que possui alunos identificados com características de altas habilidades/superdotação e que participam de um Programa de Incentivo ao Talento. Tem como objetivo geral investigar como uma escola, através do processo de gestão educacional, organiza suas propostas administrativas e pedagógicas, para promover o desenvolvimento das potencialidades dos alunos com características de altas habilidades/superdotação. O aporte teórico desta pesquisa fundamenta-se em Libâneo; Oliveira; Toschi (2005), Lück (2006), Aranha (2005), Renzulli (2004), entre outros, assim como nas Políticas Públicas a nível internacional, nacional e estadual relacionadas com a temática das altas habilidades/superdotação. A pesquisa segue uma abordagem qualitativa, do tipo estudo de caso e utiliza como instrumentos a pesquisa documental, com a análise do Projeto Político Pedagógico da escola e do Regimento Escolar, uma entrevista semi-estruturada com os professores dos alunos identificados com altas habilidades/superdotação e uma entrevista semi-estruturada com um membro da coordenação escolar, além da observação em sala de aula. Foi possível perceber que a legislação que subsidia a área das altas habilidades/superdotação oferece alguns suportes para que a escola possa estar se organizando para atender aos alunos com características de altas habilidades/superdotação, porém é necessário que a escola conheça estas legislações e se utilizem delas como apoio para o trabalho educacional. Ao mesmo tempo, o projeto político-pedagógico da escola deve ser o documento onde a comunidade escolar deve propor novas alternativas para a aprendizagem, alicerçando maneiras de se pensar as altas habilidades e a gestão educacional.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

  • Gestão Educacional [289]
    Coleção de trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional.

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto