dc.contributor.advisor | Freitas, Soraia Napoleão | |
dc.creator | Negrini, Tatiane | |
dc.date.accessioned | 2018-04-23T13:10:36Z | |
dc.date.available | 2018-04-23T13:10:36Z | |
dc.date.issued | 2007-11-30 | |
dc.date.submitted | 2007 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/13035 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, RS, 2007. | por |
dc.description.abstract | This monograph study is linked to the Educational Management Specialization
Course of the Universidade Federal de Santa Maria. The research was undertaken in
a Municipality Public School System, which has learners identified as having high
abilities/giftedness gift features and whose join a Program of Faculty Incentive. It has
as general subject to investigate how a school, through its education management
process, organizes its administrative and pedagogic proposes to promote the
development of the gifted learners’ potentialities. The theoretical input for this
research is grounded in Libâneo; Oliveira; Toschi (2005), Lück (2006), Aranha
(2005), Renzulli (2004), amongst others, as well as in the Public Policies at
international, national and state level related to the high abilities/giftedness issue.
The research goes on in a qualitative approach, like case study and uses as tools the
documents research, with the school Pedagogic Policy Project analysis and School
Statutes, a half-structured interview with the gifted learners’ teachers and a halfstructured
with a school coordination member, and class observations. It was
possible to identify that aiding law to the high abilities/giftedness offers some
supports to the school to organize itself to attend the gifted learners, but it is
necessary to the school to know such laws and to use them as a support to the
education work. At the time, the school pedagogic policy project shall be a document
where the scholar community has to propose teaching alternatives, founding ways of
think the high abilities and the education management. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Educação especial | por |
dc.subject | Gestão educacional | por |
dc.subject | Altas habilidades/superdotação | por |
dc.subject | Special education | eng |
dc.subject | Educational management | eng |
dc.subject | High abilities/giftedness | eng |
dc.title | A gestão educacional em uma escola pública: analisando o atendimento aos alunos com altas habilidades/superdotação | por |
dc.title.alternative | Educational management in a public school: analyzing the treatment given to high capability/highly gifted learners | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Gestão Educacional | por |
dc.description.resumo | Este estudo monográfico está vinculado ao Curso de Especialização em Gestão
Educacional da Universidade Federal de Santa Maria. A pesquisa foi realizada em
uma Escola da Rede Estadual de Santa Maria que possui alunos identificados com
características de altas habilidades/superdotação e que participam de um Programa
de Incentivo ao Talento. Tem como objetivo geral investigar como uma escola,
através do processo de gestão educacional, organiza suas propostas administrativas
e pedagógicas, para promover o desenvolvimento das potencialidades dos alunos
com características de altas habilidades/superdotação. O aporte teórico desta
pesquisa fundamenta-se em Libâneo; Oliveira; Toschi (2005), Lück (2006), Aranha
(2005), Renzulli (2004), entre outros, assim como nas Políticas Públicas a nível
internacional, nacional e estadual relacionadas com a temática das altas
habilidades/superdotação. A pesquisa segue uma abordagem qualitativa, do tipo
estudo de caso e utiliza como instrumentos a pesquisa documental, com a análise
do Projeto Político Pedagógico da escola e do Regimento Escolar, uma entrevista
semi-estruturada com os professores dos alunos identificados com altas
habilidades/superdotação e uma entrevista semi-estruturada com um membro da
coordenação escolar, além da observação em sala de aula. Foi possível perceber
que a legislação que subsidia a área das altas habilidades/superdotação oferece
alguns suportes para que a escola possa estar se organizando para atender aos
alunos com características de altas habilidades/superdotação, porém é necessário
que a escola conheça estas legislações e se utilizem delas como apoio para o
trabalho educacional. Ao mesmo tempo, o projeto político-pedagógico da escola
deve ser o documento onde a comunidade escolar deve propor novas alternativas
para a aprendizagem, alicerçando maneiras de se pensar as altas habilidades e a
gestão educacional. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |