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dc.contributor.advisorFreitas, Soraia Napoleão
dc.creatorBorges, Marluce Elias
dc.date.accessioned2016-03-03T12:47:11Z
dc.date.available2016-03-03T12:47:11Z
dc.date.issued2010
dc.date.submitted2010
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/1303
dc.descriptionArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Educação Especial - Déficit Cognitivo e Educação de Surdos, EaD, RS, 2010.por
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectInclusãopor
dc.subjectFormação de professorespor
dc.subjectEscola para todospor
dc.titleFormação de professores para educar na diversidadepor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Lagamar, MG, Brasilpor
dc.description.resumoO estudo teve como objetivo promover uma sensibilização dos profissionais que trabalham em classe inclusiva com alunos de necessidades especiais em classe de ensino regular para que possa adquirir incentivo, autonomia, espírito crítico, criativo, passando a exercer a sua cidadania. “Baseando- se nos princípios de igualdade de oportunidade e educação para todos”, é que se questiona a inserção a permanência e a escolarização dos alunos com necessidades educacionais especiais e que estão amparados pela Lei de Salamanca (1994, p.15), e um compromisso assumido pelo Brasil no combate a exclusão de toda e qualquer pessoa no sistema educacional de ensino. Tornar a escola um espaço aberto e adequado ao ensino inclusivo é um grande desafio. Sabe-se que muitos obstáculos são encontrados para atender as especificidades de cada aluno. Diante do exposto realizou-se pesquisa de campo com 5 professores, da rede pública de ensino, municipal através de questionários. Nas respostas obtidas observou-se a problemática encontrada pelos entrevistados. Acredita-se que à medida que os profissionais envolvidos nesse processo receberem um assessoramento de profissionais especializados e uma formação continuada mais direcionada ao desenvolvimento da prática pedagógica, certamente serão minimizados em parte a problemática encontrada no processo de inclusão, já que esses profissionais terão como suporte a nova filosofia proposta de inclusão de todos os alunos com necessidades educativas especiais no Ensino Regular.por
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


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