dc.contributor.advisor | Zientarski, Clarice | |
dc.creator | Niemann, Flávia de Andrade | |
dc.date.accessioned | 2018-04-24T14:12:50Z | |
dc.date.available | 2018-04-24T14:12:50Z | |
dc.date.issued | 2011-09-17 | |
dc.date.submitted | 2011 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/13050 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2011. | por |
dc.description.abstract | It is presented in this work, a survey of teachers and management team of a public
school in the Municipal Education Network of Passo Fundo, RS, aiming to analyze and
identify existing conceptions about the processes of continuing education of teachers
conducted in the school. The analysis in this context it is relevant in that it seeks to understand
the attitude of teachers and managers faced with the continuing education of teachers within
the school held to qualify the processes of teaching and learning. It is taken for granted the
importance of continuous training of teachers for the space-time school and organization
made by management along with the teachers of the school. Project Political Pedagogical also
important to ensure building moments participating and reflection on practices pedagogical
performed in institution. The methodology used was characterized by a qualitative approach,
with features of a case study through semi-structured interview conducted with two managers
and five teachers. It was evident that managers and teachers believe in continuing education
conducted within the school as a real possibility of improving teaching and student learning,
considering the specific context in which the school is located. There is great interest in
innovation and change practices of continuing education within the school, they still feel
distant from the reality of the institution's proposals for continuing education of teachers
prepared and required by educational administrators in the municipality. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Formação continuada de professores | por |
dc.subject | Gestão escolar | por |
dc.subject | Gestão educacional | por |
dc.subject | Continuing education of teachers | eng |
dc.subject | School management | eng |
dc.subject | Educational management | eng |
dc.title | Perspectivas e possibilidades do processo de formação continuada de professores no âmbito escolar | por |
dc.title.alternative | Prospects and possibilities of the process of continuing education for teachers in school | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Tio Hugo, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Gestão Educacional, EaD | por |
dc.description.resumo | Apresenta-se, neste trabalho, uma pesquisa realizada com professores e equipe gestora
de uma escola pública da Rede de Ensino Municipal de Passo Fundo, RS, visando analisar e
identificar as concepções existentes sobre os processos de formação continuada de professores
realizados em âmbito escolar. A análise deste contexto torna-se relevante na medida em que
busca compreender a postura dos professores e dos gestores diante da formação continuada de
professores realizada dentro da escola para qualificar os processos de ensino-aprendizagem.
Toma-se como pressuposto a importância da formação continuada de professores realizada no
espaço-tempo escolar e a organização feita pelos gestores junto com os docentes da escola. O
Projeto Político Pedagógico também é importante para garantir a construção de momentos de
participação e reflexão sobre as práticas pedagógicas realizadas na instituição. A metodologia
utilizada caracterizou-se por uma abordagem qualitativa, com características de estudo de
caso, através de entrevista semi-estruturada, realizada com dois gestores e cinco professores.
Evidenciou-se que os gestores e professores acreditam na formação continuada realizada
dentro da escola como uma possibilidade concreta de melhorar o ensino e a aprendizagem dos
alunos, considerando o contexto específico em que a escola está inserida. Existe um grande
interesse em inovar e modificar as práticas de formação continuada dentro da escola, pois
ainda consideram distantes da realidade da instituição as propostas de formação continuada de
professores elaboradas e exigidas pelos gestores educacionais do município. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |