Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorZientarski, Clarice
dc.creatorNiemann, Flávia de Andrade
dc.date.accessioned2018-04-24T14:12:50Z
dc.date.available2018-04-24T14:12:50Z
dc.date.issued2011-09-17
dc.date.submitted2011
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/13050
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2011.por
dc.description.abstractIt is presented in this work, a survey of teachers and management team of a public school in the Municipal Education Network of Passo Fundo, RS, aiming to analyze and identify existing conceptions about the processes of continuing education of teachers conducted in the school. The analysis in this context it is relevant in that it seeks to understand the attitude of teachers and managers faced with the continuing education of teachers within the school held to qualify the processes of teaching and learning. It is taken for granted the importance of continuous training of teachers for the space-time school and organization made by management along with the teachers of the school. Project Political Pedagogical also important to ensure building moments participating and reflection on practices pedagogical performed in institution. The methodology used was characterized by a qualitative approach, with features of a case study through semi-structured interview conducted with two managers and five teachers. It was evident that managers and teachers believe in continuing education conducted within the school as a real possibility of improving teaching and student learning, considering the specific context in which the school is located. There is great interest in innovation and change practices of continuing education within the school, they still feel distant from the reality of the institution's proposals for continuing education of teachers prepared and required by educational administrators in the municipality.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectFormação continuada de professorespor
dc.subjectGestão escolarpor
dc.subjectGestão educacionalpor
dc.subjectContinuing education of teacherseng
dc.subjectSchool managementeng
dc.subjectEducational managementeng
dc.titlePerspectivas e possibilidades do processo de formação continuada de professores no âmbito escolarpor
dc.title.alternativeProspects and possibilities of the process of continuing education for teachers in schooleng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Tio Hugo, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão Educacional, EaDpor
dc.description.resumoApresenta-se, neste trabalho, uma pesquisa realizada com professores e equipe gestora de uma escola pública da Rede de Ensino Municipal de Passo Fundo, RS, visando analisar e identificar as concepções existentes sobre os processos de formação continuada de professores realizados em âmbito escolar. A análise deste contexto torna-se relevante na medida em que busca compreender a postura dos professores e dos gestores diante da formação continuada de professores realizada dentro da escola para qualificar os processos de ensino-aprendizagem. Toma-se como pressuposto a importância da formação continuada de professores realizada no espaço-tempo escolar e a organização feita pelos gestores junto com os docentes da escola. O Projeto Político Pedagógico também é importante para garantir a construção de momentos de participação e reflexão sobre as práticas pedagógicas realizadas na instituição. A metodologia utilizada caracterizou-se por uma abordagem qualitativa, com características de estudo de caso, através de entrevista semi-estruturada, realizada com dois gestores e cinco professores. Evidenciou-se que os gestores e professores acreditam na formação continuada realizada dentro da escola como uma possibilidade concreta de melhorar o ensino e a aprendizagem dos alunos, considerando o contexto específico em que a escola está inserida. Existe um grande interesse em inovar e modificar as práticas de formação continuada dentro da escola, pois ainda consideram distantes da realidade da instituição as propostas de formação continuada de professores elaboradas e exigidas pelos gestores educacionais do município.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

  • Gestão Educacional - EaD [950]
    Coleção dos trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional - EaD

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto