O processo de elaboração das orientações curriculares para a educação física na rede municipal de ensino de Santa Maria
Abstract
Esse estudo teve como objetivo compreender o processo de elaboração do
documento “Orientações Curriculares para o Ensino Fundamental” do componente
curricular Educação Física – Anos Finais da Rede Municipal de Ensino de Santa
Maria, RS. Tal documento, foi construído no período de 2014 - 2015, a partir da
iniciativa da Secretaria Municipal de Educação (SMED) através de encontros de
formação continuada conduzidos por um projeto extensionista do Centro de
Educação Física e Desporto (CEFD) da Universidade Federal de Santa Maria
(UFSM), no qual os professores da Universidade estiveram colaborando com o
coletivo de professores da Educação básica vinculados a SMED a fim de mediar o
processo de elaboração dessa proposta curricular. Dessa forma, partindo de um
trabalho de campo, realizamos a análise documental, das “Orientações Curriculares
para o Ensino Fundamental”, especificamente a parte que corresponde a Educação
Física e entrevistas semiestruturadas com os sujeitos envolvidos nesse processo,
sendo eles: Coordenadora Pedagógica da SMED, o Coordenador do Grupo
Formador do CEFD/UFSM e cinco professores de Educação Física da Rede
Municipal de Ensino. Nesse sentido, a elaboração dessa proposta curricular reside
na proposição paradoxal entre o ajuste da educação às proposições de políticas
pautadas no desenvolvimento econômico e a ressignificação das políticas a partir do
processo democrático. Por fim, foi possível constatar que apesar da proposta
curricular ainda não estar materializada nas práticas pedagógicas dos professores, o
trabalho colaborativo, o diálogo e troca entre os pares são tidos como os principais
pontos positivos do processo, no sentido de que contribuem para a formação dos
professores e potencializam graduais transformações nas práticas docentes.
Collections
The following license files are associated with this item:
Except where otherwise noted, this item's license is described as Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
Related items
Showing items related by title, author, creator and subject.
-
Base Nacional Comum Curricular: impactos na organização curricular de uma unidade federal de educação infantil
Weber, Karine (2022-02-18)A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) possibilita discussões e reflexões sobre as diversas etapas de ensino, tais como a educação infantil. Esta dissertação irá discutir a (re)construção do projeto político-pedagógico ... -
Apropriações nos territórios curriculares: cartografando de-formações na história da arte
Dahmer, Carin Cristina (2017-06-27)Esta dissertação se propõe a abordar os currículos possíveis a partir de um currículo escolar experienciado ao articular a temática da história da arte nas aulas do ensino fundamental. Considera-se os processos de apropriação ... -
Movimentos na produção da política curricular na perspectiva da Base Nacional Comum Curricular em contextos emergentes
Isaia, Tatiane Peixoto (2023-08-29)Esta tese do Programa de Pós-graduação em Educação, da Universidade Federal de Santa Maria, aborda a temática política curricular municipal em contextos emergentes, na perspectiva da Base Nacional Comum Curricular. Para ...