dc.contributor.advisor | Siluk, Ana Cláudia Pavão | |
dc.creator | Neocatto, Maritê Medianeira Moro | |
dc.date.accessioned | 2018-04-25T15:28:18Z | |
dc.date.available | 2018-04-25T15:28:18Z | |
dc.date.issued | 2010-11-24 | |
dc.date.submitted | 2010 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/13066 | |
dc.description | Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Educação Especial - Déficit Cognitivo e Educação de Surdos, EaD, RS, 2010. | por |
dc.description.abstract | In the last years the special education is going by a transition movement,
abandoning the approach integrative and adopting the inclusive approach. Looking
for to insert in the school atmosphere and to improve the students' acting with special
needs the government federal Brazilian created the program of installation of rooms
of multifunctional resources in the schools you publish of fundamental teaching, that
they are equipped with multimedia equipments, as computers, apparels of DVD, TV,
videos among others. In those rooms, the students with special needs are assisted in
inverse shift by specialized teachers in the area, looking for the students' wide
inclusion that need. To look for information on as those bags they are used and as it
is the responsible teachers' formation for those rooms in the schools you publish
municipal of Saint Maria-RS, took place to present researches of bibliographical
characteristic and of field, in the which a research instrument was used with closed
questions. The result of the research pointed that the teachers have appropriate
formation to the function that exercise, with graduation and specialization in special
education, some are still in phase of conclusion of specialization courses. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Educação especial | por |
dc.subject | Inclusão | por |
dc.subject | Salas de recursos multifuncionais | por |
dc.subject | Special education | eng |
dc.subject | Inclusion | eng |
dc.subject | Rooms of multifunctional resources | eng |
dc.title | Sala de recursos multifuncionais e o atendimento educacional especializado nas escolas do sistema municipal de ensino de Santa Maria - RS | por |
dc.title.alternative | Rooms of multifunctional resources and the specialized educational attendance in the schools of the municipal system of teaching of Santa Maria - RS | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Santa Maria, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Educação Especial - Déficit Cognitivo e Educação de Surdos, EaD | por |
dc.description.resumo | Nos últimos anos a Educação Especial vem passando por um movimento de
transição, abandonando a abordagem integrativa e adotando a abordagem inclusiva.
Buscando inserir no ambiente escolar e melhorar o desempenho de alunos com
necessidades especiais o Governo Federal brasileiro criou o programa de instalação
das Salas de Recursos Multifuncionais nas escolas publicas de ensino fundamental,
que estão equipadas com equipamentos de multimídia, como computadores,
aparelhos de DVD, TV, vídeos entre outros. Nessas salas, os alunos com
necessidades especiais são atendidos em turno inverso por professores
especializados na área, buscando a inclusão ampla dos alunos que necessitarem.
Na busca por informações sobre como essas salas são utilizadas e como é a
formação dos professores que nelas atuam, nas escolas publicas municipais de
Santa Maria-RS, realizou-se a presente pesquisa de característica bibliográfica e de
campo, na qual foi utilizado como instrumento de pesquisa, questionário com
perguntas fechadas. O resultado da pesquisa apontou que os professores têm
formação adequada à função que exercem, com graduação e especialização em
educação especial, alguns ainda estão em fase de conclusão de cursos de
especialização. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |