Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorSiluk, Ana Cláudia Pavão
dc.creatorNeocatto, Maritê Medianeira Moro
dc.date.accessioned2018-04-25T15:28:18Z
dc.date.available2018-04-25T15:28:18Z
dc.date.issued2010-11-24
dc.date.submitted2010
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/13066
dc.descriptionArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Educação Especial - Déficit Cognitivo e Educação de Surdos, EaD, RS, 2010.por
dc.description.abstractIn the last years the special education is going by a transition movement, abandoning the approach integrative and adopting the inclusive approach. Looking for to insert in the school atmosphere and to improve the students' acting with special needs the government federal Brazilian created the program of installation of rooms of multifunctional resources in the schools you publish of fundamental teaching, that they are equipped with multimedia equipments, as computers, apparels of DVD, TV, videos among others. In those rooms, the students with special needs are assisted in inverse shift by specialized teachers in the area, looking for the students' wide inclusion that need. To look for information on as those bags they are used and as it is the responsible teachers' formation for those rooms in the schools you publish municipal of Saint Maria-RS, took place to present researches of bibliographical characteristic and of field, in the which a research instrument was used with closed questions. The result of the research pointed that the teachers have appropriate formation to the function that exercise, with graduation and specialization in special education, some are still in phase of conclusion of specialization courses.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectEducação especialpor
dc.subjectInclusãopor
dc.subjectSalas de recursos multifuncionaispor
dc.subjectSpecial educationeng
dc.subjectInclusioneng
dc.subjectRooms of multifunctional resourceseng
dc.titleSala de recursos multifuncionais e o atendimento educacional especializado nas escolas do sistema municipal de ensino de Santa Maria - RSpor
dc.title.alternativeRooms of multifunctional resources and the specialized educational attendance in the schools of the municipal system of teaching of Santa Maria - RSeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Santa Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationEducação Especial - Déficit Cognitivo e Educação de Surdos, EaDpor
dc.description.resumoNos últimos anos a Educação Especial vem passando por um movimento de transição, abandonando a abordagem integrativa e adotando a abordagem inclusiva. Buscando inserir no ambiente escolar e melhorar o desempenho de alunos com necessidades especiais o Governo Federal brasileiro criou o programa de instalação das Salas de Recursos Multifuncionais nas escolas publicas de ensino fundamental, que estão equipadas com equipamentos de multimídia, como computadores, aparelhos de DVD, TV, vídeos entre outros. Nessas salas, os alunos com necessidades especiais são atendidos em turno inverso por professores especializados na área, buscando a inclusão ampla dos alunos que necessitarem. Na busca por informações sobre como essas salas são utilizadas e como é a formação dos professores que nelas atuam, nas escolas publicas municipais de Santa Maria-RS, realizou-se a presente pesquisa de característica bibliográfica e de campo, na qual foi utilizado como instrumento de pesquisa, questionário com perguntas fechadas. O resultado da pesquisa apontou que os professores têm formação adequada à função que exercem, com graduação e especialização em educação especial, alguns ainda estão em fase de conclusão de cursos de especialização.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto