Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorDrabach, Neila Pedrotti
dc.creatorNascimento, Ana Maria Nogueira do
dc.date.accessioned2018-04-27T11:54:25Z
dc.date.available2018-04-27T11:54:25Z
dc.date.issued2011-09-17
dc.date.submitted2011
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/13078
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2011.por
dc.description.abstractThis study addresses the democratic management and family participation in school, emphasizing the democratic management of public education, as a principle of education provided by the Federal Constitution in 1988, which refers to a new organization of the school in its management. Based on the understanding that the democratic management set by the participation of everyone involved in school management, we sought to investigate in a municipal school system in Fortaleza-CE school management actions which promote the participation of the family, to produce knowledge to reality to rethink or redirect the areas of participation experienced in school research participant. Given that educational policies have been quoted referring to relevant agents of participation, collective dialogue that strengthens the democratic management. In this sense the research was guided by the following objectives: to understand the concept of democratic management of the school, explaining the concept of participation in this management model, to analyze the opportunities for family participation in the democratic management of the school, from the current educational policies; identify the concept of participation that the family, school community and school managers, teachers and staff have and what actions promote democratic management of family participation in school, based on an empirical research conducted in a municipal school system in Fortaleza- EC. To this end, this research relied on a qualitative approach, using research literature procedure and empirical research based on the daily life of a school, promoting reflection on the participatory democratic management, family, community and school managers, seeking an improvement in teaching and learning and greater involvement of the family or guardians in the activities of the school environment. The results of the survey reveal that the school truly lives a new moment, the construction of autonomy and the collective, a priority of its agents participation and dialogue, to revisit old practices for new construction, especially to review PPP school, so after a reflection on how to improve community participation in rebuilding the country and strengthening the ties of PPP interaction already built.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectGestão democráticapor
dc.subjectParticipaçãopor
dc.subjectFamíliapor
dc.subjectDemocratic managementeng
dc.subjectParticipationeng
dc.subjectFamilyeng
dc.titleGestão democrática e a participação da família na escolapor
dc.title.alternativeManagement and democratic participation in family schooleng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Fortaleza, CE, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão Educacional, EaDpor
dc.description.resumoO presente estudo aborda a gestão democrática e a participação da família na escola, dando ênfase à gestão democrática do ensino público, assegurada como principio da educação através da Constituição Federal em 1988, a qual remete a uma nova organização da escola na sua gestão. Partindo do entendimento de que a gestão democrática configura-se pela participação de todos os envolvidos na gestão da escola, buscou-se investigar em uma escola do sistema municipal de Fortaleza-CE quais ações da gestão escolar favorecem a participação da família, visando produzir conhecimentos sobre a realidade para repensar ou redirecionar os espaços de participação vivenciados na escola participante da pesquisa. Diante disso foram citadas as políticas educacionais que remete a relevantes agentes de participação, que fortalece o dialogo coletivo na gestão democrática. Nesse sentido a pesquisa orientou-se pelos seguintes objetivos: compreender a concepção de gestão democrática da escola, elucidando o conceito de participação nesse modelo de gestão; analisar os espaços de participação da família na gestão democrática da escola, a partir das atuais políticas educacionais; identificar a concepção de participação que a família, comunidade escolar e os gestores escolares, professores e funcionários têm e quais ações da gestão democrática favorecem a participação da família na escola, tendo como base uma pesquisa empírica realizada em uma escola do sistema municipal de Fortaleza- CE. Para tanto, essa pesquisa apoiou-se na abordagem qualitativa, utilizando como procedimento a investigação bibliográfica e a pesquisa empírica baseado no cotidiano de uma escola, promovendo uma reflexão participativa sobre a gestão democrática, família, comunidade escolar e gestores, buscando uma melhoria no ensino e aprendizagem e no envolvimento maior da família ou responsáveis nas atividades do ambiente escolar. Os resultados da pesquisa realizada revelam que a escola realmente vive um novo momento, o da construção da autonomia e do coletivo, sendo prioridade de seus agentes a participação e o diálogo, no sentido de rever velhas práticas para a construção do novo, principalmente a de rever o PPP da escola, isso após uma reflexão sobre a forma de melhorar a participação da comunidade e pais na reconstrução do PPP fortalecendo os laços de interação já construídos.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

  • Gestão Educacional - EaD [951]
    Coleção dos trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional - EaD

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto