dc.contributor.advisor | Drabach, Neila Pedrotti | |
dc.creator | Nascimento, Ana Maria Nogueira do | |
dc.date.accessioned | 2018-04-27T11:54:25Z | |
dc.date.available | 2018-04-27T11:54:25Z | |
dc.date.issued | 2011-09-17 | |
dc.date.submitted | 2011 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/13078 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2011. | por |
dc.description.abstract | This study addresses the democratic management and family participation in school,
emphasizing the democratic management of public education, as a principle of education
provided by the Federal Constitution in 1988, which refers to a new organization of the
school in its management. Based on the understanding that the democratic management set
by the participation of everyone involved in school management, we sought to investigate in
a municipal school system in Fortaleza-CE school management actions which promote the
participation of the family, to produce knowledge to reality to rethink or redirect the areas of
participation experienced in school research participant. Given that educational policies have
been quoted referring to relevant agents of participation, collective dialogue that strengthens
the democratic management. In this sense the research was guided by the following
objectives: to understand the concept of democratic management of the school, explaining
the concept of participation in this management model, to analyze the opportunities for family
participation in the democratic management of the school, from the current educational
policies; identify the concept of participation that the family, school community and school
managers, teachers and staff have and what actions promote democratic management of
family participation in school, based on an empirical research conducted in a municipal
school system in Fortaleza- EC. To this end, this research relied on a qualitative approach,
using research literature procedure and empirical research based on the daily life of a
school, promoting reflection on the participatory democratic management, family, community
and school managers, seeking an improvement in teaching and learning and greater
involvement of the family or guardians in the activities of the school environment. The results
of the survey reveal that the school truly lives a new moment, the construction of autonomy
and the collective, a priority of its agents participation and dialogue, to revisit old practices for
new construction, especially to review PPP school, so after a reflection on how to improve
community participation in rebuilding the country and strengthening the ties of PPP
interaction already built. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Gestão democrática | por |
dc.subject | Participação | por |
dc.subject | Família | por |
dc.subject | Democratic management | eng |
dc.subject | Participation | eng |
dc.subject | Family | eng |
dc.title | Gestão democrática e a participação da família na escola | por |
dc.title.alternative | Management and democratic participation in family school | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Fortaleza, CE, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Gestão Educacional, EaD | por |
dc.description.resumo | O presente estudo aborda a gestão democrática e a participação da família na
escola, dando ênfase à gestão democrática do ensino público, assegurada como principio
da educação através da Constituição Federal em 1988, a qual remete a uma nova
organização da escola na sua gestão. Partindo do entendimento de que a gestão
democrática configura-se pela participação de todos os envolvidos na gestão da escola,
buscou-se investigar em uma escola do sistema municipal de Fortaleza-CE quais ações da
gestão escolar favorecem a participação da família, visando produzir conhecimentos sobre a
realidade para repensar ou redirecionar os espaços de participação vivenciados na escola
participante da pesquisa. Diante disso foram citadas as políticas educacionais que remete a
relevantes agentes de participação, que fortalece o dialogo coletivo na gestão democrática.
Nesse sentido a pesquisa orientou-se pelos seguintes objetivos: compreender a concepção
de gestão democrática da escola, elucidando o conceito de participação nesse modelo de
gestão; analisar os espaços de participação da família na gestão democrática da escola, a
partir das atuais políticas educacionais; identificar a concepção de participação que a
família, comunidade escolar e os gestores escolares, professores e funcionários têm e quais
ações da gestão democrática favorecem a participação da família na escola, tendo como
base uma pesquisa empírica realizada em uma escola do sistema municipal de Fortaleza-
CE. Para tanto, essa pesquisa apoiou-se na abordagem qualitativa, utilizando como
procedimento a investigação bibliográfica e a pesquisa empírica baseado no cotidiano de
uma escola, promovendo uma reflexão participativa sobre a gestão democrática, família,
comunidade escolar e gestores, buscando uma melhoria no ensino e aprendizagem e no
envolvimento maior da família ou responsáveis nas atividades do ambiente escolar. Os
resultados da pesquisa realizada revelam que a escola realmente vive um novo momento, o
da construção da autonomia e do coletivo, sendo prioridade de seus agentes a participação
e o diálogo, no sentido de rever velhas práticas para a construção do novo, principalmente a
de rever o PPP da escola, isso após uma reflexão sobre a forma de melhorar a participação
da comunidade e pais na reconstrução do PPP fortalecendo os laços de interação já
construídos. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |