Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorFreitas, Soraia Napoleão
dc.creatorNascimento, Horacélia Valadares
dc.date.accessioned2018-04-27T13:45:03Z
dc.date.available2018-04-27T13:45:03Z
dc.date.issued2009-12-15
dc.date.submitted2009
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/13082
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2009.por
dc.description.abstractThis work proposes a reflection of the inclusive school seeking to review the operation of educational practices in the teaching and learning that values diversity and meet the educational needs of each student. The issue though is no longer new to some educators, it is still controversial and harrowing, full of questions that permeates the whole educational system of basic level (Early Childhood, Elementary and Secondary Education). Therefore, the analysis is mainly in the basic devices of the Federal Constitution (1988), LDB (Law 9394 / 96), EDP (2003), PNE (2001) and texts Mantoan, Mazzotta, Peter Mittler and Stainback & Stainback, seeking to understand and develop the necessary changes to this act of education and thus ease the difficulties of various schools and teachers who do not yet know how to deal pedagogically with these individual differences in school. The resource used was a questionnaire of open questions, addressed to teachers of elementary and high school, chosen randomly, in a state school in the city of Wanderlândia, Tocantins. Lined in qualitative research was followed by the analysis of responses in which laid the challenges, concerns and expectations of teachers to accommodate the diversity and equal educational opportunities open to all, a factor that implies the assumption that heterogeneity helps the growth of all. In summary, the survey showed that despite the changes and readjustments that have taken place, it is necessary to further expand our own consciousness to understand the invisible for inclusion.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectInclusive schooleng
dc.subjectTeachingeng
dc.subjectDiversityeng
dc.subjectEscola inclusivapor
dc.subjectPráticas pedagógicaspor
dc.subjectDiversidadepor
dc.titleOs desafios contemporâneos para a educação inclusivapor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Palmas, TO, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão Educacional, EaDpor
dc.description.resumoO presente trabalho propõe uma reflexão acerca da escola inclusiva buscando rever a operacionalização de práticas pedagógicas no processo ensino e aprendizagem que valorizem á diversidade e atendam às necessidades educacionais de cada aluno. O assunto embora já não seja novidade para alguns educadores, ainda é polêmico e aflitivo, carregado de interrogações que permeia todo o sistema educacional de nível básico (Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio). Nesse sentido, a análise pauta-se, sobretudo, nos dispositivos básicos da Constituição Federal (1988), da LDB (Lei 9394 / 96), do PDE (2003), do PNE (2001) e em textos de Mantoan, Mazzotta, Peter Mittler e Stainback & Stainback, na busca para entender e conceber as mudanças necessárias para este ato educativo e, assim amenizar as dificuldades de várias escolas e professores que não sabem ainda como lidar, pedagogicamente, com essas diferenças individuais no espaço escolar. O recurso utilizado foi o questionário de perguntas abertas, dirigido aos professores do Ensino Fundamental e Médio, escolhidos aleatoriamente, em uma escola estadual do município de Wanderlândia, Tocantins. Pautado na pesquisa qualitativa seguiu-se a análise das respostas no qual assentou as dificuldades, as preocupações e expectativas dos professores para atender á diversidade e abrir oportunidades educacionais iguais para todos, fator este que implica partir do princípio de que a heterogeneidade ajuda ao crescimento de todos. Em síntese, a pesquisa mostrou que apesar das mudanças e redefinições políticas ocorridas, faz-se necessário expandir mais a nossa própria consciência para compreender os caminhos invisíveis para a inclusão.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

  • Gestão Educacional - EaD [951]
    Coleção dos trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional - EaD

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto