dc.contributor.advisor | Freitas, Soraia Napoleão | |
dc.creator | Nascimento, Horacélia Valadares | |
dc.date.accessioned | 2018-04-27T13:45:03Z | |
dc.date.available | 2018-04-27T13:45:03Z | |
dc.date.issued | 2009-12-15 | |
dc.date.submitted | 2009 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/13082 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2009. | por |
dc.description.abstract | This work proposes a reflection of the inclusive school seeking to review the operation of educational
practices in the teaching and learning that values diversity and meet the educational needs of each student.
The issue though is no longer new to some educators, it is still controversial and harrowing, full of
questions that permeates the whole educational system of basic level (Early Childhood, Elementary and
Secondary Education). Therefore, the analysis is mainly in the basic devices of the Federal Constitution
(1988), LDB (Law 9394 / 96), EDP (2003), PNE (2001) and texts Mantoan, Mazzotta, Peter Mittler and
Stainback & Stainback, seeking to understand and develop the necessary changes to this act of education
and thus ease the difficulties of various schools and teachers who do not yet know how to deal
pedagogically with these individual differences in school. The resource used was a questionnaire of open
questions, addressed to teachers of elementary and high school, chosen randomly, in a state school in the
city of Wanderlândia, Tocantins. Lined in qualitative research was followed by the analysis of responses
in which laid the challenges, concerns and expectations of teachers to accommodate the diversity and
equal educational opportunities open to all, a factor that implies the assumption that heterogeneity helps
the growth of all. In summary, the survey showed that despite the changes and
readjustments that have taken place, it is necessary to further expand our own
consciousness to understand the invisible for inclusion. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Inclusive school | eng |
dc.subject | Teaching | eng |
dc.subject | Diversity | eng |
dc.subject | Escola inclusiva | por |
dc.subject | Práticas pedagógicas | por |
dc.subject | Diversidade | por |
dc.title | Os desafios contemporâneos para a educação inclusiva | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Palmas, TO, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Gestão Educacional, EaD | por |
dc.description.resumo | O presente trabalho propõe uma reflexão acerca da escola inclusiva buscando rever a
operacionalização de práticas pedagógicas no processo ensino e aprendizagem que
valorizem á diversidade e atendam às necessidades educacionais de cada aluno. O
assunto embora já não seja novidade para alguns educadores, ainda é polêmico e
aflitivo, carregado de interrogações que permeia todo o sistema educacional de nível
básico (Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio). Nesse sentido, a
análise pauta-se, sobretudo, nos dispositivos básicos da Constituição Federal (1988), da
LDB (Lei 9394 / 96), do PDE (2003), do PNE (2001) e em textos de Mantoan,
Mazzotta, Peter Mittler e Stainback & Stainback, na busca para entender e conceber as
mudanças necessárias para este ato educativo e, assim amenizar as dificuldades de
várias escolas e professores que não sabem ainda como lidar, pedagogicamente, com
essas diferenças individuais no espaço escolar. O recurso utilizado foi o questionário de
perguntas abertas, dirigido aos professores do Ensino Fundamental e Médio, escolhidos
aleatoriamente, em uma escola estadual do município de Wanderlândia, Tocantins.
Pautado na pesquisa qualitativa seguiu-se a análise das respostas no qual assentou as
dificuldades, as preocupações e expectativas dos professores para atender á diversidade
e abrir oportunidades educacionais iguais para todos, fator este que implica partir do
princípio de que a heterogeneidade ajuda ao crescimento de todos. Em síntese, a
pesquisa mostrou que apesar das mudanças e redefinições políticas ocorridas, faz-se
necessário expandir mais a nossa própria consciência para compreender os caminhos
invisíveis para a inclusão. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |