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dc.contributor.advisorOlivo, Vania Maria Fighera
dc.creatorPaim, Caroline Citoula
dc.date.accessioned2018-05-04T12:01:15Z
dc.date.available2018-05-04T12:01:15Z
dc.date.issued2018-02-01
dc.date.submitted2018
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/13100
dc.descriptionArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências da Saúde, Curso de Especialização em Residência Multiprofissional Integrada em Sistema Público de Saúde, RS, 2018.por
dc.description.abstractThe study has the general objective of: Analyzing what meanings the PHC Planning produced among the teams involved, considering the processes of tutoring. Thus, it is justified by the need to better understand the way of internalization of these new learning movements around the planning of APS and its impact on the reorganization of the respective work processes in the FHS. It is a descriptive study, with a qualitative approach, developed with professionals who work in the municipal PHC teams and managers. Data collection was done through a Focus Group with the professionals of the PHC teams and semi-structured interviews with the tutors and managers, the data were analyzed according to the thematic content analysis. Results and discussions: The analysis of the data shows that the planning enhances the model change reflections, through an extended planning process, developed in a horizontal perspective in relation to the participants in which information exchange and the collective construction of proposals prevail. It represents, thus, a reunion of concepts and ideologies, already known that, through expositive and dialogic workshops, allow a new attempt to make effective the theoretical presuppositions of PHC. Conclusion: Because it is a complex process, this analysis is not exhaustive with this investigation. It is suggested to carry out new studies aimed at understanding and evaluating the impact of PHC planning by social actors, that is, health professionals and community, as well as the importance of their implementation in health services.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectPlanificaçãopor
dc.subjectAtenção primária à saúdepor
dc.subjectSUS (Sistema Único de Saúde)por
dc.subjectPlanningeng
dc.subjectPrimary health careeng
dc.subjectHealth unic systemeng
dc.titleTutorias, unidades laboratório e processo de trabalho: significados e impacto da planificação da atenção primária em saúdepor
dc.title.alternativeTutorials, laboratory units, and labor process: meanings and impact of planning primary care in healtheng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationResidência Multiprofissional Integrada em Sistema Público de Saúdepor
dc.description.resumoO estudo tem como objetivo geral: Analisar que significados a Planificação da APS produziu entre as equipes envolvidas, considerando os processos de tutoria.Desse modo, justifica-se pela necessidade de melhor compreender o modo de internalização destes novos movimentos de aprendizagem em torno da planificação da APS e seu impacto na reorganização dos respectivos processos de trabalho nas ESF. Trata-se de um estudo descritivo, com abordagem qualitativa, desenvolvido com profissionais que atuam nas equipes de APS do município e gestores. A coleta dos dados foi realizada por meio de Grupo Focal com os profissionais das equipes de APS e entrevistas semiestruturada com os tutores e gestores, os dados foram analisados segundo análise de conteúdo temática. Resultados e discussões: A análise dos dados evidencia que a planificação potencializa as reflexões de mudança de modelo, através de um processo de planejamento ampliado, desenvolvido numa perspectiva horizontalizada em relação aos participantes no qual prevalece a troca de informações e a construção coletiva de propostas. Representa assim, um reencontro de conceitos e ideologias, já conhecidos que, através de oficinas expositivas e dialogadas, permitem uma nova tentativa de tornar efetivos os pressupostos teóricos da APS. Conclusão: Por ser um processo complexo esta análise não se esgota com esta investigação. Sugere-se a realização de novos estudos voltados para a compreensão e avaliação do impacto da planificação da APS por parte dos atores sociais, ou seja, profissionais de saúde e comunidade, bem como a importância de sua implementação nos serviços de saúde.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDEpor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências da Saúdepor


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