Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorQuadros, Claudemir de
dc.creatorOsorio, Maria Cristina de Oliveira
dc.date.accessioned2018-05-04T12:55:45Z
dc.date.available2018-05-04T12:55:45Z
dc.date.issued2011-12-15
dc.date.submitted2011
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/13102
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2011.por
dc.description.abstractThis paper presents a study conducted in 2011, in state and municipal schools of the Caçapava do Sul/RS. In order to seek understanding of the challenges of school manager in the educational institutions of this city and sounderstand what forms of action to the demands of today's society. For this purpose, used a qualitative research with semi-structured interview aimed at managers, teachers, parents and students from three schools of this city as a data collection procedure to enable the expression and communication of all involved in the educational process for analysis. This study was possible to understand that managers have the challenge of ensuring the advancement of learning of their students, is essential to develop an organizational culture in school with educational characteristics and that all are aware of their roles.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectGestãopor
dc.subjectEscolaspor
dc.subjectAprendizagempor
dc.subjectManagementeng
dc.subjectSchoolseng
dc.subjectLearningeng
dc.titlePercepções da gestão acerca da interdisciplinaridade em escolas no município de Caçapava do Sul/RSpor
dc.title.alternativePerceptions of management about interdisciplinarity in schools of the city of Caçapava do Sul/RSeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Agudo, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão Educacional, EaDpor
dc.description.resumoEste trabalho apresenta um estudo realizado no ano de 2011, em escolas municipais e estaduais da rede de ensino de Caçapava do Sul/RS. Com o objetivo de buscar entendimento acerca dos desafios do gestor escolar nas instituições de ensino deste município e assim compreender quais suas formas de atuação frente às exigências da sociedade atual. Para tal, utilizou-se de uma pesquisa qualitativa com entrevista semiestruturada destinada a gestores, professores, pais e alunos de três escolas deste município como procedimento de coleta de dados a fim de possibilitar a expressão e comunicação de todos os envolvidos no processo educativo para análise. Com este estudo foi possível compreender que os gestores têm o desafio de garantir o avanço da aprendizagem de seus alunos, sendo essencial desenvolver uma cultura organizacional na escola com características educativas abrangentes e que todos sejam cientes de seus papéis.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

  • Gestão Educacional - EaD [951]
    Coleção dos trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional - EaD

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto