Projeto árvore da vida para a preservação dos ambientes naturais
Resumo
A supressão da vegetação nativa e o parcelamento indiscriminado do solo, vem
determinando a redução dos biomas brasileiros e ameaçando sua existência. Entre outros
instrumentos importantes para reverter esta situação, e garantir a perenidade dos recursos
naturais necessários à sobrevivência humana, citamos a educação ambiental não-formal.
Através dela é possível formar o sujeito ecológico que, sensibilizado e instrumentalizado
passa a atuar na sociedade almejando o desenvolvimento sustentável. Nessa perspectiva o
Centro Municipal de Estudos Ambientais de Sapiranga, organizou o Projeto Árvore da Vida
para incentivar e capacitar seu público alvo para a preservação e uso sustentável dos
recursos naturais. O projeto foi implantado em março de 2007 e atendeu 200 alunos até
maio de 2010. O presente trabalho teve por objetivo aplicar o Projeto Árvore da Vida e
analisar as suas ações, no período de 2007 a 2010, para verificar de que forma
influenciaram a percepção dos seus participantes no que se refere à preservação e
uso sustentável dos recursos naturais. A amostra da pesquisa constituiu-se de 164
alunos egressos do projeto e das famílias dos respectivos alunos. Com base na pesquisa foi
possível constatar que 50% dos alunos apresentaram dificuldade em diferenciar árvores
nativas e exóticas; 88% dos alunos reconheceram importantes serviços ambientais
prestados pela vegetação; 26% citaram a trilha ecológica como atividade mais significativa;
100% dos alunos manifestaram postura conservacionista após o projeto; 99% construíram a
concepção de dependência da humanidade em relação à vegetação; 91% aplicaram os
conhecimentos do projeto em seu meio ambiente; 93% dos alunos consideraram o projeto
muito bom e 98% manifestaram a intenção de repetir o projeto. As pesquisas com as
famílias revelaram que, os principais ensinamentos transmitidos pelo aluno à família
referem-se à forma correta de plantar, cuidar, adubar e podar as plantas. E que as principais
mudanças implementadas nas residências, foram o plantio de árvores, de plantas
medicinais e de hortaliças, que passaram a ser cultivadas pela família. Os resultados
obtidos permitiram concluir que o Projeto Árvore da Vida alcançou seus objetivos junto ao
público alvo, através da educação ambiental não-formal.
Coleções
- Educação Ambiental - EaD [323]
Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item: