Necessidades educativas especiais: a percepção dos professores de Educação Física do magistério público municipal de Ijuí/RS
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Data
2011-09-17Autor
Oliveira, Miriam Preissler de
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A inclusão tem sido um tema posto em evidência a partir das normativas que surgem acerca de sua implementação. Diante disso, a escola tem sofrido transformações para receber os educandos com necessidades educativas especiais, assim, percebe-se necessário que os professores detenham um conhecimento suficiente para atender esses educandos. Para que tais necessidades sejam supridas, há a necessidade de que a formação acadêmica dê subsídios para que o professor atue com a diversidade que encontrará em sala de aula. Desta forma, o objetivo desta pesquisa foi estudar como a formação acadêmica dos professores de Educação Física, que estão atuando no magistério público municipal de Ijuí-RS, preparou esses profissionais para que pudessem atuar com educandos com deficiências. A pesquisa baseou-se em um estudo de caso a partir de um questionário realizado com dois professores da Rede Pública Municipal de Ijuí/RS. Os resultados foram organizados em categorias de análise para melhor interpretação. As categorias encontradas foram: 1- percepção e conceito de inclusão, 2- formação inicial e preparação profissional e, 3- conhecimento do campo de atuação. Com o estudo conclui-se que os professores concordam com a política de inclusão, porém que ela é desafiante pela falta de recursos materiais e humanos qualificados; que a formação acadêmica deveria preparar para atuar com o deficiente e que desta forma necessitam estudar para suprir as lacunas de conhecimento.
Coleções
- Gestão Educacional - EaD [951]
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