Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorMiranda, Natália Pergher
dc.creatorOliveira, Eliz Angela Micheletto de
dc.date.accessioned2018-05-07T14:27:30Z
dc.date.available2018-05-07T14:27:30Z
dc.date.issued2012-11-30
dc.date.submitted2012
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/13116
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2012.por
dc.description.abstractThis research presents some contributions on students'behavioural problems: conflicts in family-school-community context, subject that involves many discussions in various segments, considering the student's educational process, the objective of the present research is proposed to investigate what alternatives to resolve or address the students ' behavioral problems, assuming that existing conflicts are related to school-family-community context. From this is the specific objectives: (a) promote the reflection on the different forms of interventions in order to have a better learning; (b) discuss the role of the school at the present time, in the context of the formation of character of educating, what its implications, attributions and limits. The work was based on benchmarks of research written by Lech (2007), Sanches (1993) and Minayo, Bronfenbrenner (1996), Luck (2000), Libâneo (2005), Cury (2003), Delors (1998). The methodology used was bibliographical and field research, giving greater focus to quantitative and qualitative research, being that the subject involved in research were students and teachers from a school in the State schools of the municipality of Soledade-RS.They responded to a script of questions in order to learn how to deal with the issues that affect our students and teachers in a special way. as a result of the research it is seen that the educator must maintain self-control, cognitive style and the fundamental affection, for there is no greater disinterest and leavers; to solve the problems of school should provide the family with the joint work of dialogue and co-operation, and above all, demonstrates the importance of teacher-student ratio, as a ratio of cooperation, respect and growth. The analysis of the data suggests that the deficits can be overcome through the activities of groups responsible and committed to education. The family, more responsibility and commitment to the education of their children and to school and teachers, these should contribute to that behavior changes allow children the consolidation of future dignity, working values, knowing the children and their experiences and mainly, to be present in their lives of constructive, fruitful and emancipatory way.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectGestãopor
dc.subjectEscolapor
dc.subjectFamíliapor
dc.subjectManagementeng
dc.subjectSchooleng
dc.subjectFamilyeng
dc.titleDificuldades comportamentais dos alunos: o papel da gestão educacional na resolução dos conflitos no contexto escola-família-comunidadepor
dc.title.alternativeStudent behavioral difficulties: the conflict in context school-family-communityeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Tio Hugo, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão Educacional, EaDpor
dc.description.resumoEsta pesquisa apresenta algumas contribuições sobre as dificuldades comportamentais dos alunos: os conflitos no contexto escola-família-comunidade, assunto que envolve muitas discussões em vários segmentos, considerando o processo educacional do aluno. O objetivo da presente pesquisa consistiu em investigar quais as alternativas para resolver ou solucionar as dificuldades comportamentais dos alunos, partindo-se do pressuposto que os conflitos existentes estão relacionados ao contexto escola-família-comunidade. A partir deste, apresenta-se os objetivos específicos: (a) promover a reflexão sobre as diferentes formas de intervenções para haver uma melhor aprendizagem; (b) debater o papel da escola na atualidade, no contexto da formação do caráter do educando, quais suas implicações, atribuições e limites. O trabalho baseou-se nos referenciais de pesquisa escrito por Lech (2007), Minayo e Sanches (1993), Bronfenbrenner (1996), Lück (2000), Libâneo (2005), Cury (2003), Delors (1998), Ludke e André (1986). A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica e de campo, dando enfoque maior à pesquisa quanti-qualitativa, sendo que os sujeitos envolvidos na pesquisa foram alunos e professores de uma escola da rede Estadual de ensino do município de Soledade-RS. Os mesmos responderam a um roteiro de perguntas a fim de saber como tratar as questões que atingem aos alunos e professores, de maneira especial. Como resultado da pesquisa, vê-se que o educador deve manter o autocontrole, estilo cognitivo e o afeto, fundamentais para não haver desinteresse maior e abandono escolar; para solucionar os problemas a escola deve comunicar à família, havendo um trabalho conjunto de diálogo e cooperação, e acima de tudo, demonstra a importância da relação professor-aluno, como uma relação de cooperação, respeito e crescimento. A análise dos dados aponta que os déficits podem ser superados através da atuação de grupos responsáveis e comprometidos com a educação. À família, cabe mais responsabilidade e comprometimento com a educação de seus filhos e à escola e professores, estes devem contribuir para que as mudanças de comportamento permitam às crianças a firmação da dignidade futura, trabalhando valores, conhecendo as crianças e suas vivências e principalmente, estar presente em suas vidas de maneira construtiva, emancipatória e profícua.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

  • Gestão Educacional - EaD [951]
    Coleção dos trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional - EaD

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto