dc.contributor.advisor | Noguera, Jorge Orlando Cuéllar | |
dc.creator | Ocaña, Marba Viviane Borsato | |
dc.date.accessioned | 2018-05-07T15:51:20Z | |
dc.date.available | 2018-05-07T15:51:20Z | |
dc.date.issued | 2008-12-16 | |
dc.date.submitted | 2008 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/13121 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Rurais, Curso de Especialização em Educação Ambiental, RS, 2008. | por |
dc.description.abstract | The present work considers to approach the environmental theme under an including
prism considering that it is basic to introduce the reflection of related questions to the
environmental problems in formal education, by means of an awareness work emphasizing
the process of school environmental education. According to the considered objectives, the
work was developed with 4th grade school of basic education Genral Grandson in Sant’Ana do
Livramento children that allowed the formation of new habits and attitudes in relation to the
environment, aiming to spread out the environmental education in the school community
through environmental practices and spreading one of the tourist attractions of our city it
Batuva Municipal Park and the importance of its preservation. Through the perspective of
formation of new values, that rescued the bond of man with nature through formal education
were counted on a pedagogical practice developed in activities of regular education, and in
extra-classes activities as well. By means of viable and ambiently correct actions, the
Environmental Education appears, in this case, as one of the actions to minimize, the impacts
caused by the tourist activity in this environment. The analyses and discussions carried on
through this work, led to the agreement that it makes urgent the union of efforts in formal
education for the accomplishment of projects which aim the preservation and recovery of
degraded environments. Guaranteeing the legislation fulfilment and to provide the school an
important role in the social transformation that necessary. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Educação ambiental | por |
dc.subject | Escola | por |
dc.subject | Parque municipal | por |
dc.subject | Environmental education | por |
dc.subject | School | eng |
dc.subject | Municipal park | eng |
dc.title | Práticas ambientais: sensibilização da comunidade escolar frente às problemáticas ambientais do Parque Municipal Batuva, Sant’Ana do Livramento, RS | por |
dc.title.alternative | Environmental pratice: sensitization of the school community environmental problems of Batuva Municipal Park, Sant’ana do Livramento, RS | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil. | por |
dc.degree.specialization | Educação Ambiental | por |
dc.description.resumo | O presente trabalho se propõe a abordar a temática ambiental sob um prisma
abrangente considerando que é fundamental introduzir a reflexão das questões relativas à
problemática ambiental no ensino formal, mediante o trabalho de conscientização enfatizando
o processo de educação ambiental escolar. De acordo com os objetivos propostos, procurou-se
trabalhar com os alunos da 4ª série do Ensino Fundamental da Escola Estadual de Educação
Básica General Neto em Sant’Ana do Livramento atividades que permitissem a formação de
novos hábitos e atitudes em relação ao meio ambiente, difundindo a educação ambiental na
comunidade escolar através de práticas ambientais e divulgação de um dos pontos turísticos
de nossa cidade o Parque Municipal Batuva e a importância de sua preservação. Através da
perspectiva de formação de novos valores, que resgatassem o vínculo do homem com a
natureza através da educação formal contou-se com uma prática pedagógica desenvolvida
tanto em atividades de ensino regular, como extra-classe. Por meio de ações viáveis e
ambientalmente corretas, a Educação Ambiental surge, neste caso, como uma das ações para
minimizar os impactos ocasionados pela atividade turística neste ambiente. As análises e
discussões realizadas neste trabalho, levaram ao entendimento de que se faz urgente a união
de esforços na educação formal para a realização de projetos que visem a preservação e
recuperação de ambientes degradados, garantindo o cumprimento da legislação e
proporcionando à escola um papel central na transformação social que se faz necessária. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Ciências Rurais | por |