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dc.contributor.advisorMachado, Fernanda de Camargo
dc.creatorOliveira, Ana Márcia de
dc.date.accessioned2018-05-08T14:22:48Z
dc.date.available2018-05-08T14:22:48Z
dc.date.issued2010-12-20
dc.date.submitted2010
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/13129
dc.descriptionArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Educação Especial - Déficit Cognitivo e Educação de Surdos, EaD, RS, 2010.por
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectSurdezpor
dc.subjectBilinguismopor
dc.subjectInclusãopor
dc.subjectRelações saber/poderpor
dc.subjectPrática docentepor
dc.titleUm olhar sobre a educação dos surdos em classe regular de ensinopor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Feira de Santana, BA, Brasilpor
dc.degree.specializationEducação Especial - Déficit Cognitivo e Educação de Surdos, EaDpor
dc.description.resumoA presente pesquisa tem como objetivo problematizar como acontece a educação dos surdos nas salas regulares e as relações de saber/poder. Neste sentido busco uma compreensão do processo ensino aprendizagem a partir das práticas pedagógicas e das relações de saber/poder. Ao enveredar nesta pesquisa penso na diferença, na cultura e identidade surda; penso também nas instituições e nas políticas públicas direcionadas às mesmas. O diálogo com os autores como Foucault, Skliar, dentre outros, permite um questionamento de como acontece a “Inclusão” e como se deve aprender a cada dia através de discussões que impulsionem a produzir as mudanças no âmbito educacional. Os encaminhamentos metodológicos direcionaram o meu olhar, sendo eles a entrevista não-estruturada realizada com a professora M. que atua na Escola Municipal Joselito Amorim e o discurso sobre as relações de saber/poder destacados pelos autores citados. Estes instrumentos foram importantes na compreensão e problematização do desenvolvimento do processo educativo dos surdos. Uma das questões que esta pesquisa permitiu debater foi a percepção de que a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) ainda ocupa uma posição subalterna nos contextos bilíngües devido a hegemonia da cultura ouvintista.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


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