dc.contributor.advisor | Machado, Fernanda de Camargo | |
dc.creator | Oliveira, Ana Márcia de | |
dc.date.accessioned | 2018-05-08T14:22:48Z | |
dc.date.available | 2018-05-08T14:22:48Z | |
dc.date.issued | 2010-12-20 | |
dc.date.submitted | 2010 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/13129 | |
dc.description | Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Educação Especial - Déficit Cognitivo e Educação de Surdos, EaD, RS, 2010. | por |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Surdez | por |
dc.subject | Bilinguismo | por |
dc.subject | Inclusão | por |
dc.subject | Relações saber/poder | por |
dc.subject | Prática docente | por |
dc.title | Um olhar sobre a educação dos surdos em classe regular de ensino | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Feira de Santana, BA, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Educação Especial - Déficit Cognitivo e Educação de Surdos, EaD | por |
dc.description.resumo | A presente pesquisa tem como objetivo problematizar como acontece a educação dos surdos nas salas regulares e as relações de saber/poder. Neste sentido busco uma compreensão do processo ensino aprendizagem a partir das práticas pedagógicas e das relações de saber/poder. Ao enveredar nesta pesquisa penso na diferença, na cultura e identidade surda; penso também nas instituições e nas políticas públicas direcionadas às mesmas. O diálogo com os autores como Foucault, Skliar, dentre outros, permite um questionamento de como acontece a “Inclusão” e como se deve aprender a cada dia através de discussões que impulsionem a produzir as mudanças no âmbito educacional. Os encaminhamentos metodológicos direcionaram o meu olhar, sendo eles a entrevista não-estruturada realizada com a professora M. que atua na Escola Municipal Joselito Amorim e o discurso sobre as relações de saber/poder destacados pelos autores citados. Estes instrumentos foram importantes na compreensão e problematização do desenvolvimento do processo educativo dos surdos. Uma das questões que esta pesquisa permitiu debater foi a percepção de que a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) ainda ocupa uma posição subalterna nos contextos bilíngües devido a hegemonia da cultura ouvintista. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |