dc.contributor.advisor | Tonini, Andréa | |
dc.creator | Oliveira, Andréia Maria Veber | |
dc.date.accessioned | 2018-05-08T15:25:19Z | |
dc.date.available | 2018-05-08T15:25:19Z | |
dc.date.issued | 2010-12-20 | |
dc.date.submitted | 2010 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/13132 | |
dc.description | Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Educação Especial - Déficit Cognitivo e Educação de Surdos, EaD, RS, 2010. | por |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Legislação | por |
dc.subject | Formação continuada | por |
dc.subject | Escola inclusiva | por |
dc.title | A formação continuada de professores e a sua contribuição para uma prática pedagógica comprometida com o processo ensino - aprendizagem inclusivo | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de São Gabriel, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Educação Especial - Déficit Cognitivo e Educação de Surdos, EaD | por |
dc.description.resumo | O presente artigo monográfico tem como foco a formação continuada de professores e sua contribuição para uma prática pedagógica comprometida com o processo ensino-aprendizagem inclusivo. Para tanto, utilizou-se como metodologia a pesquisa bibliográfica buscando subsídios teóricos em livros, artigos e demais materiais impressos, assim como em sites da Internet. O objetivo principal deste trabalho foi analisar o que a literatura apresenta sobre formação continuada de professores, em termos de fundamentação teórica, que possa contribuir para uma prática pedagógica comprometida com o processo ensino-aprendizagem inclusivo. Definido o questionamento, buscou-se, num primeiro momento, fazer uma reflexão sobre os aspectos políticos da educação, com ênfase na educação especial, visando mais a legislação pertinente ao tema. Depois se focou na formação continuada dos professores como indispensável para adquirir conhecimentos e competência para trabalhar com alunos incluídos e, por fim elencaram-se algumas sugestões de alternativas e atividades que podem ser desenvolvidas pelos professores com alunos, em especial com déficit cognitivo, porém deixando bem claro que cabe ao professor observar seus alunos e planejar a melhor maneira de trabalhar a construção do conhecimento com eles. O professor deve investir na proposta de diversificação de conteúdos e práticas, através da formação continuada, pois assim enriquece as relações entre ele e seus alunos, enfatizando a participação, a cooperação e a criatividade. Concluindo, percebe-se que ainda é preciso muita caminhada para que o processo inclusivo seja realmente efetivado e um dos caminhos é a formação continuada dos professores que podem contribuir para sua prática pedagógica, no processo ensino-aprendizagem, comprometida com a inclusão. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |