Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorTonini, Andréa
dc.creatorOliveira, Andréia Maria Veber
dc.date.accessioned2018-05-08T15:25:19Z
dc.date.available2018-05-08T15:25:19Z
dc.date.issued2010-12-20
dc.date.submitted2010
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/13132
dc.descriptionArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Educação Especial - Déficit Cognitivo e Educação de Surdos, EaD, RS, 2010.por
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectLegislaçãopor
dc.subjectFormação continuadapor
dc.subjectEscola inclusivapor
dc.titleA formação continuada de professores e a sua contribuição para uma prática pedagógica comprometida com o processo ensino - aprendizagem inclusivopor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de São Gabriel, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationEducação Especial - Déficit Cognitivo e Educação de Surdos, EaDpor
dc.description.resumoO presente artigo monográfico tem como foco a formação continuada de professores e sua contribuição para uma prática pedagógica comprometida com o processo ensino-aprendizagem inclusivo. Para tanto, utilizou-se como metodologia a pesquisa bibliográfica buscando subsídios teóricos em livros, artigos e demais materiais impressos, assim como em sites da Internet. O objetivo principal deste trabalho foi analisar o que a literatura apresenta sobre formação continuada de professores, em termos de fundamentação teórica, que possa contribuir para uma prática pedagógica comprometida com o processo ensino-aprendizagem inclusivo. Definido o questionamento, buscou-se, num primeiro momento, fazer uma reflexão sobre os aspectos políticos da educação, com ênfase na educação especial, visando mais a legislação pertinente ao tema. Depois se focou na formação continuada dos professores como indispensável para adquirir conhecimentos e competência para trabalhar com alunos incluídos e, por fim elencaram-se algumas sugestões de alternativas e atividades que podem ser desenvolvidas pelos professores com alunos, em especial com déficit cognitivo, porém deixando bem claro que cabe ao professor observar seus alunos e planejar a melhor maneira de trabalhar a construção do conhecimento com eles. O professor deve investir na proposta de diversificação de conteúdos e práticas, através da formação continuada, pois assim enriquece as relações entre ele e seus alunos, enfatizando a participação, a cooperação e a criatividade. Concluindo, percebe-se que ainda é preciso muita caminhada para que o processo inclusivo seja realmente efetivado e um dos caminhos é a formação continuada dos professores que podem contribuir para sua prática pedagógica, no processo ensino-aprendizagem, comprometida com a inclusão.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto