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dc.contributor.advisorSangioni, Luis Antonio
dc.creatorNascimento, Marcela Munhós do
dc.date.accessioned2018-05-09T11:29:43Z
dc.date.available2018-05-09T11:29:43Z
dc.date.issued2018-02-28
dc.date.submitted2018
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/13137
dc.descriptionArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências da Saúde, Curso de Especialização em Residência Multiprofissional Integrada em Sistema Público de Saúde, RS, 2018.por
dc.description.abstractThe objective of this study is to evaluate the participation and the perception of a group of education professionals involved in the Health in the School Program (HSP), linked to Family Health Strategy (FHS) teams, in the city of Santa Maria/RS. This work is characterized as a descriptive research in which 50 teachers were questioned through a closed questionnaire. The data were treated under descriptive statistics and distributed in tables and graphs. The results showed that the majority of teachers were female (47%). The schools involved were located in the urban area (88%) and allocate a weekly period for the planning of HSP actions. Financing and material resources were considered regular/optimal (31%-50%); capacitations and trainings, good/optimal and sufficient (82.7%-73.9%); the physical structure, good/optimal (72%); and, where there are MRPIPHS resident (59.1%), HSP activities were more frequent. The actions were planned and developed with health professionals, but the political-pedagogical project does not. The students were consulted about the health topics addressed and participated actively in the actions; however, parents or guardians do not. The teaching in the municipal schools of Santa Maria/RS is mainly directed towards early childhood education and primary education. The main problems for the accomplishment of the actions were: lack of financial and human resources and the counter reference. It is concluded that, in the view of education professionals, the HSP developed satisfactorily in Santa Maria/RS; however, changes, adaptations, incentives, commitment and innovation are necessary to be more effective.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectProfessorespor
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectSaúdepor
dc.subjectPercepçãopor
dc.subjectDesenvolvimentopor
dc.subjectTeacherseng
dc.subjectEducationeng
dc.subjectHealtheng
dc.subjectPerceptioneng
dc.subjectDevelopmenteng
dc.titleO programa saúde na escola em Santa Maria, RS: sob o olhar de quem ensinapor
dc.title.alternativeThe health program in school in Santa Maria, RS: under the look of who teacheseng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationResidência Multiprofissional Integrada em Sistema Público de Saúdepor
dc.description.resumoO objetivo deste estudo foi avaliar a participação e a percepção de um grupo de profissionais da educação envolvidos no Programa Saúde na Escola (PSE), vinculado a equipes de Estratégia de Saúde da Família (ESF), no município de Santa Maria/RS. Este trabalho caracteriza-se como uma pesquisa descritiva na qual 50 professores foram indagados por meio de questionário fechado. Os dados foram tratados sob a estatística descritiva e distribuídos em tabelas e gráficos. Os resultados demonstraram que a maioria dos docentes pertenciam ao sexo feminino (47%). A maioria das escolas estavam localizadas na zona urbana (88%) e destinavam um período semanal para o planejamento das ações do PSE. O financiamento e os recursos materiais foram considerados regulares/ótimos (31% – 50%); as capacitações e treinamentos, boas/ótimas e suficientes (82,7% – 73,9%); a estrutura física, boa/ótima (72%); e, onde havia residentes do PRMISPS (59,1%), as atividades do PSE eram mais frequentes. As ações foram planejadas e desenvolvidas junto aos profissionais da saúde, mas o projeto político-pedagógico, não. Os alunos eram consultados sobre as temáticas de saúde abordadas e participavam ativamente das ações; entretanto, os pais ou responsáveis, não. O ensino nas escolas municipais de Santa Maria/RS é majoritariamente voltado à educação infantil e ao ensino fundamental. Os principais problemas para a realização das ações foram: falta de recursos financeiros e humanos e da contrarreferência. Conclui-se que, na visão dos profissionais de educação, o PSE desenvolve-se de forma satisfatória em Santa Maria/RS; porém, faz-se necessário mudanças, incentivos, comprometimento e inovação para que possa ser mais efetivo.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDEpor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências da Saúdepor


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