Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorMadruga, Lúcia Rejane da Rosa Gama
dc.creatorOliveira, Marta Alves de
dc.date.accessioned2018-05-09T12:11:54Z
dc.date.available2018-05-09T12:11:54Z
dc.date.issued2011-08-29
dc.date.submitted2011
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/13139
dc.descriptionArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Sociais e Humanas, Curso de Especialização em Administração e Gestão Pública, RS, 2011.por
dc.description.abstractThe organizations have changed a long the time due to the bigs events that affect the society like a whole. In the federal public's institutions is not different at all, in other words the administration's type needs to give the support to all this complexity, searching the people involvement with the organization, conciliating growing expected and person's development, stimulating and offering the necessary support to capacitate then workers. After the qualitative research, based in secundary facts, collect through a documental analysis, this study it's about nowadays organization context, discussing the importance of comportamental development and the self-knowledge for capacitate public institutions workers, based in a analysis of research of ABTD 2007/2008 the federal health public instittution's facts, that has been located in south area of Brazil. The results show that has a low investment in TeD's courses in the comportamental area, however the organizations admited the necessity to gain a efficient instrument to development and the capacitate of then workers.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectTreinamento e desenvolvimentopor
dc.subjectCapacitação no setor públicopor
dc.subjectAutoconhecimentopor
dc.subjectTraining and developmenteng
dc.subjectCapacity at the public sectoreng
dc.subjectSelf-knowledgeeng
dc.titleO autoconhecimento e sua importância no contexto do trabalho em uma instituição pública federal de saúde e de ensinopor
dc.title.alternativeThe self-knowledge and its importance in the context of the work in a public institution federal health and educationeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationAdministração e Gestão Públicapor
dc.description.resumoAs organizações passam por mudanças devido aos grandes acontecimentos que afetam a sociedade como um todo. Nas instituições públicas federais não é diferente, ou seja, o modelo de gestão precisará dar conta de toda essa complexidade, buscando o envolvimento das pessoas com a organização, conciliando expectativas de crescimento e desenvolvimento da pessoa, estimulando e oferecendo o suporte necessário à capacitação dos seus trabalhadores. Após pesquisa de caráter qualitativo, baseada em dados secundários, coletados por meio de análise documental, o presente estudo se propôs a discorrer sobre o contexto atual das organizações, discutindo a importância do desenvolvimento comportamental e do autoconhecimento para a capacitação dos servidores das instituições públicas, com a analise da pesquisa da ABTD 2007/2008 e dos dados da instituição publica federal de saúde e ensino estudada, que está localizada na região sul do Brasil. Os resultados mostram que há pouco investimento em cursos de T&D na área comportamental embora as organizações reconheçam a necessidade de se obter uma ferramenta eficaz para o desenvolvimento e capacitação de seus servidores.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Sociais e Humanaspor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto