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dc.contributor.advisorHattge, Morgana Domênica
dc.creatorOliveira, Patricia Pires de
dc.date.accessioned2018-05-10T13:56:23Z
dc.date.available2018-05-10T13:56:23Z
dc.date.issued2010
dc.date.submitted2010
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/13148
dc.descriptionArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Educação Especial - Déficit Cognitivo e Educação de Surdos, EaD, RS, 2010.por
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectTrabalhopor
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectDeficientepor
dc.titleA inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalhopor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Passo Fundo, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationEducação Especial - Déficit Cognitivo e Educação de Surdos, EaDpor
dc.description.resumoEste trabalho de pesquisa tem o objetivo de refletir sobre a proteção legal trabalhista no Brasil as pessoas com deficiência físicas e intelectuais e quais os entraves da inserção e manutenção do deficiente no mercado de trabalho. As estimativas atuais indicam que existam no Brasil cerca de 24 milhões de pessoas com algum tipo de deficiências. O sistema educacional brasileiro ainda esta se estruturando na formação profissional das pessoas com deficiência, uma vez que o sistema não é capaz de atender a todas as crianças em idade escolar, com cuidados especiais que elas necessitam. Dados do Censo Escolar 2000 demonstram que aproximadamente trezentos mil alunos com deficiência estão freqüentando as escolas, sendo que apenas três mil estão no ensino médio. Tal situação também decorre de um problema estrutural, como ausência de escolas especiais e profissionais educadores com formação adequada para trabalharem com alunos com deficiência. Por outro lado, observa-se o desenvolvimento tecnológico como um aliado do deficiente no mercado de trabalho, pois ele vem substituindo o trabalho braçal pelo trabalho mais intelectual, principalmente o trabalho com informática tem possibilitado o emprego de muitas pessoas com deficiência física.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


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