dc.contributor.advisor | Hattge, Morgana Domênica | |
dc.creator | Oliveira, Patricia Pires de | |
dc.date.accessioned | 2018-05-10T13:56:23Z | |
dc.date.available | 2018-05-10T13:56:23Z | |
dc.date.issued | 2010 | |
dc.date.submitted | 2010 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/13148 | |
dc.description | Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Educação Especial - Déficit Cognitivo e Educação de Surdos, EaD, RS, 2010. | por |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Trabalho | por |
dc.subject | Educação | por |
dc.subject | Deficiente | por |
dc.title | A inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Passo Fundo, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Educação Especial - Déficit Cognitivo e Educação de Surdos, EaD | por |
dc.description.resumo | Este trabalho de pesquisa tem o objetivo de refletir sobre a proteção legal trabalhista no Brasil as pessoas com deficiência físicas e intelectuais e quais os entraves da inserção e manutenção do deficiente no mercado de trabalho. As estimativas atuais indicam que existam no Brasil cerca de 24 milhões de pessoas com algum tipo de deficiências. O sistema educacional brasileiro ainda esta se estruturando na formação profissional das pessoas com deficiência, uma vez que o sistema não é capaz de atender a todas as crianças em idade escolar, com cuidados especiais que elas necessitam. Dados do Censo Escolar 2000 demonstram que aproximadamente trezentos mil alunos com deficiência estão freqüentando as escolas, sendo que apenas três mil estão no ensino médio. Tal situação também decorre de um problema estrutural, como ausência de escolas especiais e profissionais educadores com formação adequada para trabalharem com alunos com deficiência. Por outro lado, observa-se o desenvolvimento tecnológico como um aliado do deficiente no mercado de trabalho, pois ele vem substituindo o trabalho braçal pelo trabalho mais intelectual, principalmente o trabalho com informática tem possibilitado o emprego de muitas pessoas com deficiência física. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |