dc.contributor.advisor | Fontana, Hugo Antonio | |
dc.creator | Oliveira, Maria de Fátima Quezado de | |
dc.date.accessioned | 2018-05-14T14:28:55Z | |
dc.date.available | 2018-05-14T14:28:55Z | |
dc.date.issued | 2009-07-11 | |
dc.date.submitted | 2009 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/13180 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2009. | por |
dc.description.abstract | This monograph is come back to the study and knowledge of the reality of School
E.F.M Enoe Brandão Sanford. Based in an analysis that involved the community,
the students and the pertaining to school body. One brief boarding is enough on
the reality so that it is possible to detach some aspects that intervene directly with
our lives. Currently in the whole world the ruling class reigns of smashing form; its
economy passes for hands of entrepreneurs who do not make nothing to revert the
effective situation, more uses to advantage the space given for the economic policy
of the country, nothing “just” of what using to advantage a cheap man power that is
found in the country for the lack of chance and specialization of these laborers. The
school in the current society assumes a basic importance and expects that, the
elaborated public projects always places the quality of the process teach-learning
as necessary priority and, for this, its minimum resources. The Politician-
Pedagogical Project of the School is the joint of the intentions, chosen priorities
and ways to carry through its social function. To construct the politicianpedagogical
project of the school it requires a conscientious process of planning
and evaluation. The study it was carried through in 08/08/2008, of direct nature and
participativa, it was based on theoretical elements that guide the discovery of
significant data for the study object. Techniques of interviews, visits to the
community institution and questionnaires to collect had been used given necessary
to the study. It is through practical the democratic one and of the exercise of the
critical conscience, based on a management student body, that if constructs the
formation of the citizen in a politician-pedagogical space of learning. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Ensino | por |
dc.subject | Educação | por |
dc.subject | Gestão democrática | por |
dc.subject | Learn | eng |
dc.subject | Education | eng |
dc.subject | Democratic management | eng |
dc.title | A função social da escola e a formação para o exercício da cidadania | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Fortaleza, CE, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Gestão Educacional, EaD | por |
dc.description.resumo | Esta monografia está voltada ao estudo e conhecimento da realidade da Escola
E.F.M Enoe Brandão Sanford. Baseada em uma análise que envolveu a
comunidade, os estudantes e o corpo escolar. Basta uma breve abordagem sobre
a realidade para que seja possível destacarmos alguns aspectos que interferem
diretamente nas nossas vidas. Atualmente em todo o mundo a classe dominante
impera de forma esmagadora; sua economia passa por mãos de empresários que
não fazem nada para reverter a situação vigente, aproveitam o espaço dado pela
política econômica do país, nada mais “justo” do que aproveitar uma mão-de-obra
barata que é encontrada no país pela falta de oportunidade e especialização
desses operários. A escola na sociedade atual assume uma importância
fundamental e espera-se que, os projetos públicos elaborados coloquem sempre a
qualidade do processo ensino-aprendizagem como prioridade e, para isso, seus
recursos mínimos necessários. O Projeto Político-Pedagógico da Escola é a
articulação das intenções, prioridades e caminhos escolhidos para realizar sua
função social. Para construir o projeto político-pedagógico da escola requer um
processo consciente de planejamento e avaliação. O estudo foi realizado em
08/08/2008, de natureza direta e participativa, fundamentou-se em elementos
teóricos que norteiam a descoberta de dados significativos para o objeto de
estudo. Foram utilizadas técnicas de entrevistas, visitas à instituição de
comunidade e questionários para coletar dados necessários ao estudo. É através
da prática democrática e do exercício da consciência crítica, fundamentada em
uma gestão colegiada, que se constrói a formação do sujeito em um espaço
político-pedagógico de aprendizagem. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |