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dc.contributor.advisorFontana, Hugo Antonio
dc.creatorOliveira, Maria de Fátima Quezado de
dc.date.accessioned2018-05-14T14:28:55Z
dc.date.available2018-05-14T14:28:55Z
dc.date.issued2009-07-11
dc.date.submitted2009
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/13180
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2009.por
dc.description.abstractThis monograph is come back to the study and knowledge of the reality of School E.F.M Enoe Brandão Sanford. Based in an analysis that involved the community, the students and the pertaining to school body. One brief boarding is enough on the reality so that it is possible to detach some aspects that intervene directly with our lives. Currently in the whole world the ruling class reigns of smashing form; its economy passes for hands of entrepreneurs who do not make nothing to revert the effective situation, more uses to advantage the space given for the economic policy of the country, nothing “just” of what using to advantage a cheap man power that is found in the country for the lack of chance and specialization of these laborers. The school in the current society assumes a basic importance and expects that, the elaborated public projects always places the quality of the process teach-learning as necessary priority and, for this, its minimum resources. The Politician- Pedagogical Project of the School is the joint of the intentions, chosen priorities and ways to carry through its social function. To construct the politicianpedagogical project of the school it requires a conscientious process of planning and evaluation. The study it was carried through in 08/08/2008, of direct nature and participativa, it was based on theoretical elements that guide the discovery of significant data for the study object. Techniques of interviews, visits to the community institution and questionnaires to collect had been used given necessary to the study. It is through practical the democratic one and of the exercise of the critical conscience, based on a management student body, that if constructs the formation of the citizen in a politician-pedagogical space of learning.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectEnsinopor
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectGestão democráticapor
dc.subjectLearneng
dc.subjectEducationeng
dc.subjectDemocratic managementeng
dc.titleA função social da escola e a formação para o exercício da cidadaniapor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Fortaleza, CE, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão Educacional, EaDpor
dc.description.resumoEsta monografia está voltada ao estudo e conhecimento da realidade da Escola E.F.M Enoe Brandão Sanford. Baseada em uma análise que envolveu a comunidade, os estudantes e o corpo escolar. Basta uma breve abordagem sobre a realidade para que seja possível destacarmos alguns aspectos que interferem diretamente nas nossas vidas. Atualmente em todo o mundo a classe dominante impera de forma esmagadora; sua economia passa por mãos de empresários que não fazem nada para reverter a situação vigente, aproveitam o espaço dado pela política econômica do país, nada mais “justo” do que aproveitar uma mão-de-obra barata que é encontrada no país pela falta de oportunidade e especialização desses operários. A escola na sociedade atual assume uma importância fundamental e espera-se que, os projetos públicos elaborados coloquem sempre a qualidade do processo ensino-aprendizagem como prioridade e, para isso, seus recursos mínimos necessários. O Projeto Político-Pedagógico da Escola é a articulação das intenções, prioridades e caminhos escolhidos para realizar sua função social. Para construir o projeto político-pedagógico da escola requer um processo consciente de planejamento e avaliação. O estudo foi realizado em 08/08/2008, de natureza direta e participativa, fundamentou-se em elementos teóricos que norteiam a descoberta de dados significativos para o objeto de estudo. Foram utilizadas técnicas de entrevistas, visitas à instituição de comunidade e questionários para coletar dados necessários ao estudo. É através da prática democrática e do exercício da consciência crítica, fundamentada em uma gestão colegiada, que se constrói a formação do sujeito em um espaço político-pedagógico de aprendizagem.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


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  • Gestão Educacional - EaD [933]
    Coleção dos trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional - EaD

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Acesso Aberto
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