A gestão escolar através de práticas democráticas e emancipatórias segundo Freire
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Data
2009-08-08Autor
Oliveira, Janete Machado de
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Este trabalho objetivou analisar as contribuições da concepção de
conhecimento de Freire para a Gestão Escolar. Abordou a gestão escolar de acordo
com as obras de Paulo Freire. Para tal, utilizou-se como opção metodológica a
pesquisa bibliográfica de caráter qualitativo. A gestão escolar ao fundamentar-se na
educação popular, passa a valorizar a ação dialógica. Uma educação libertadora e
popular, requer a relação gnosiológica que consiste na permanente produção e
variação comunicativa de conhecimentos entre educador-gestor e educandos, todos
sujeitos cognoscentes. Comunicando-se em torno de uma realidade a ser
conhecida, espera-se que o exercício de compreender e de expressar o legado da
teoria de Freire para a construção de sujeitos de liberdade, em interação com outros
sujeitos também livres, possibilite significar a existência humana. Dessa forma, as
contribuições de Freire para e gestão escolar situam-se na perspectiva participativa,
pois as mudanças ocorrem muito rapidamente e os educadores-gestores devem
estar preparados para as transformações, agindo coletiva e democraticamente. É
neste aspecto da concepção de Freire, que a gestão escolar se consolida com uma
educação voltada para a formação da cidadania, permitindo aos sujeitos, construir
sua história, compartilhar conhecimentos e transformar a sociedade.
Coleções
- Gestão Educacional - EaD [950]
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