dc.contributor.advisor | Soares, Andre Luis Ramos | |
dc.creator | Oliveira, Cristina Nascimento de | |
dc.date.accessioned | 2018-05-15T11:50:43Z | |
dc.date.available | 2018-05-15T11:50:43Z | |
dc.date.issued | 2006-09-11 | |
dc.date.submitted | 2006 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/13189 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Sociais e Humanas, Curso de Especialização em História do Brasil, RS, 2006. | por |
dc.description.abstract | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Sociais e Humanas, Curso de Especialização em História do Brasil, RS, 2006. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Patrimônio | por |
dc.subject | Memória | por |
dc.subject | Preservação | por |
dc.subject | Educação patrimonial | por |
dc.subject | Jornalismo | por |
dc.title | O inventário do patrimônio histórico da cidade no Jornal Diário de Santa Maria | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | História do Brasil | por |
dc.description.resumo | Este trabalho apresenta um estudo de caso sobre uma série de reportagens
publicadas pelo jornal Diário de Santa Maria, que teve como enfoque a educação
patrimonial em sua área de circulação e abrangência. A série intitulada Patrimônio,
veiculada no jornal entre maio e setembro de 2003, mostrou diversos locais que
integram a lista dos bens considerados patrimônio histórico e cultural de Santa
Maria. Alguns deles já passaram pelo processo de tombamento, outros ainda
aguardam um parecer técnico, mas, mesmo assim, compõem dados históricos do
município. O que se procurou analisar nessa pesquisa foi o caráter educativo da
série e de que forma a educação patrimonial pode ser trabalhada por um veículo de
comunicação. O trabalho está dividido em três capítulos, os quais perpassam a
fundamentação teórica existente sobre o tema, a memória enquanto âncora da
identidade, o processo de produção da informação sobre o patrimônio e o trabalho
do jornal Diário de Santa Maria na discussão do patrimônio da cidade. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Ciências Sociais e Humanas | por |