Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorDutra, Claudio Emelson Guimarains
dc.creatorOliveira, Ângela Maria da Silva de
dc.date.accessioned2018-05-15T13:53:35Z
dc.date.available2018-05-15T13:53:35Z
dc.date.issued2009-08-07
dc.date.submitted2009
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/13195
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2009.por
dc.description.abstractThe work developed has how object of study the school management, with the figure of the manager consider like leader and the principal mediator of teacher education and teaching process. This is able to exercise its leadership in promoting all the involved in this context, team directors, teachers, students, staff and community in the and construction of a participatory and democratic school. Looking at the historical trajectory since 1988 until 2008 of the Municipal Secretary of Education Ernestina-RS on policies adopted by governments. There is a search and concern for quality and democratization of public school. We saw throgh the need for a national policy of school management toward to the consolidation of a articulate and decentralized education system.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectProcesso de construçãopor
dc.subjectGestão democráticapor
dc.subjectEducationeng
dc.subjectDemocratic managementeng
dc.subjectConstruction processeng
dc.titleGestão escolar no processo de construção de uma escola democráticapor
dc.title.alternativeThe management school in the construction process of a democratic schooleng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Tio Hugo, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão Educacional, EaDpor
dc.description.resumoO trabalho desenvolvido tem como objeto de estudo a gestão escolar, sendo a figura do gestor considerada como um líder e principal pedagogo mediador do processo docente e educativo. Este é capaz de exercer sua liderança, promovendo à todos os envolvidos nesse contexto, equipe diretiva, professores, alunos, funcionários e comunidade no comprometimento e construção de uma escola participativa e democrática. Analisando a trajetória histórica de 1988 a 2008 da Secretaria Municipal de Educação de Ernestina-RS em relação às políticas adotadas pelos governos. Há busca e preocupação pela qualidade e democratização da escola pública. Constatamos a necessidade de uma política nacional de gestão escolar voltada para a consolidação de um sistema educativo articulado e descentralizado.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

  • Gestão Educacional - EaD [950]
    Coleção dos trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional - EaD

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto