Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorDalmolin, Ricardo Simão Diniz
dc.creatorGabriel, Eva Cristiane Cortelini
dc.date.accessioned2018-05-21T12:06:51Z
dc.date.available2018-05-21T12:06:51Z
dc.date.issued2018-02-21
dc.date.submitted2018
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/13215
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Rurais, Curso de Especialização em Educação Ambiental, RS, 2018.por
dc.description.abstractThe environmental education (EA) can be worked through the school contents and needs to be a learning that can motivate the students, going beyond the pedagogical contents, which enable the exchange of knowledge between teacher and students. The environmental themes can be used within the school programs, motivating the student to take a more focused look at the environment and their daily life. Soil is the basis that sustains and nourishes plants, storing nutrients, water and air due to their porosity and also assists in the functioning of ecosystems, affects the flow of energy and organic matter. The soil is responsible for the maintenance of life and is not always treated with the necessary care. In view of this, this work had as objective to analyze the student's perception on Environmental Education and Education in Soils. The research developed involved the construction of a theoretical reference about the topics chosen for the study. Afterwards, the research instruments were constructed and applied using the format of a questionnaire with open and closed questions to the students and teachers of the High School of the Rural School (ER) called João Octávio Nogueira Leiria, which is located in the rural area in the locality of Toroquá , 2nd District of São Francisco de Assis, RS and the urban school (US) State Educational Institute Salgado. The results and discussions showed that the students of the RE presented a more advanced perception and had a more close contact with the soil in relation to the students of the EU who have quite superficial notions about soil and AS. In QF it was shown that EU and RE students had a clearer understanding of soil and AS in relation to IQ. It was therefore clear that extracurricular activities, such as the one proposed in this paper, helped and sensitized students to have a broader perception of soils and AS in both the EU and the RE.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectEducação em solospor
dc.subjectPreservação da naturezapor
dc.subjectSoil in educationeng
dc.subjectNature preservationeng
dc.titleO solo no contexto ambiental: percepção de professores e adolescentes de diferentes escolas em São Francisco de Assis, RSpor
dc.title.alternativeSoil in the environmental context: perception of teachers and adolescents from different schools in São Francisco de Assis, RSeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationEducação Ambientalpor
dc.description.resumoA educação ambiental (EA) pode ser trabalhada através dos conteúdos escolares e precisa ser um aprendizado que possa motivar os alunos, indo além dos conteúdos pedagógicos, os quais possibilitam trocas de saberes entre professor e alunos. As temáticas ambientais podem ser utilizadas dentro dos programas escolares, motivando o aluno à ter um olhar mais direcionado ao ambiente e ao seu dia-a-dia. O solo é a base que sustenta e nutri as plantas, armazenando nutrientes, água e ar devido a sua porosidade e também auxilia no funcionamento dos ecossistemas, afeta o fluxo de energia e matéria orgânica. O solo é responsável pela manutenção da vida e nem sempre é tratado com o cuidado necessário. Frente a isto, este trabalho teve como objetivo analisar a percepção do estudante sobre Educação Ambiental e Educação em Solos. A pesquisa desenvolvida envolveu a construção de um referencial teórico acerca de temáticas eleitas para o estudo. Após, foi construído e aplicado os instrumentos de pesquisa a partir do formato de questionário com questões abertas e fechadas aos alunos e professores do Ensino Médio da escola rural (ER) denominada João Octávio Nogueira Leiria, que está localizada na zona rural na localidade do Toroquá, 2º Distrito de São Francisco de Assis, RS e da escola urbana (EU) Instituto Estadual Educacional Salgado. Os resultados e discussões mostraram que os alunos da ER apresentaram uma percepção mais avançada e tem um contato mais de perto com o solo em relação aos alunos da EU que tem noções bastante superficiais sobre solos e EA. No QF demonstrou que os alunos da EU e da ER tiveram uma compreensão de forma mais clara sobre solos e EA em relação ao QI. Portanto ficou claro que atividades extracurriculares, como a proposta neste trabalho, auxiliou e sensibilizou os alunos a terem uma percepção mais ampla sobre solos e EA tanto na EU quanto na ER.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Ruraispor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

  • Educação Ambiental [191]
    Coleção de trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Educação Ambiental

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto