dc.contributor.advisor | Dalmolin, Ricardo Simão Diniz | |
dc.creator | Gabriel, Eva Cristiane Cortelini | |
dc.date.accessioned | 2018-05-21T12:06:51Z | |
dc.date.available | 2018-05-21T12:06:51Z | |
dc.date.issued | 2018-02-21 | |
dc.date.submitted | 2018 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/13215 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Rurais, Curso de Especialização em Educação Ambiental, RS, 2018. | por |
dc.description.abstract | The environmental education (EA) can be worked through the school contents and needs to
be a learning that can motivate the students, going beyond the pedagogical contents, which
enable the exchange of knowledge between teacher and students. The environmental
themes can be used within the school programs, motivating the student to take a more
focused look at the environment and their daily life. Soil is the basis that sustains and
nourishes plants, storing nutrients, water and air due to their porosity and also assists in the
functioning of ecosystems, affects the flow of energy and organic matter. The soil is
responsible for the maintenance of life and is not always treated with the necessary care. In
view of this, this work had as objective to analyze the student's perception on Environmental
Education and Education in Soils. The research developed involved the construction of a
theoretical reference about the topics chosen for the study. Afterwards, the research
instruments were constructed and applied using the format of a questionnaire with open and
closed questions to the students and teachers of the High School of the Rural School (ER)
called João Octávio Nogueira Leiria, which is located in the rural area in the locality of
Toroquá , 2nd District of São Francisco de Assis, RS and the urban school (US) State
Educational Institute Salgado. The results and discussions showed that the students of the
RE presented a more advanced perception and had a more close contact with the soil in
relation to the students of the EU who have quite superficial notions about soil and AS. In QF
it was shown that EU and RE students had a clearer understanding of soil and AS in relation
to IQ. It was therefore clear that extracurricular activities, such as the one proposed in this
paper, helped and sensitized students to have a broader perception of soils and AS in both
the EU and the RE. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Educação em solos | por |
dc.subject | Preservação da natureza | por |
dc.subject | Soil in education | eng |
dc.subject | Nature preservation | eng |
dc.title | O solo no contexto ambiental: percepção de professores e adolescentes de diferentes escolas em São Francisco de Assis, RS | por |
dc.title.alternative | Soil in the environmental context: perception of teachers and adolescents from different schools in São Francisco de Assis, RS | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Educação Ambiental | por |
dc.description.resumo | A educação ambiental (EA) pode ser trabalhada através dos conteúdos escolares e precisa
ser um aprendizado que possa motivar os alunos, indo além dos conteúdos pedagógicos, os
quais possibilitam trocas de saberes entre professor e alunos. As temáticas ambientais
podem ser utilizadas dentro dos programas escolares, motivando o aluno à ter um olhar
mais direcionado ao ambiente e ao seu dia-a-dia. O solo é a base que sustenta e nutri as
plantas, armazenando nutrientes, água e ar devido a sua porosidade e também auxilia no
funcionamento dos ecossistemas, afeta o fluxo de energia e matéria orgânica. O solo é
responsável pela manutenção da vida e nem sempre é tratado com o cuidado necessário.
Frente a isto, este trabalho teve como objetivo analisar a percepção do estudante sobre
Educação Ambiental e Educação em Solos. A pesquisa desenvolvida envolveu a construção
de um referencial teórico acerca de temáticas eleitas para o estudo. Após, foi construído e
aplicado os instrumentos de pesquisa a partir do formato de questionário com questões
abertas e fechadas aos alunos e professores do Ensino Médio da escola rural (ER)
denominada João Octávio Nogueira Leiria, que está localizada na zona rural na localidade
do Toroquá, 2º Distrito de São Francisco de Assis, RS e da escola urbana (EU) Instituto
Estadual Educacional Salgado. Os resultados e discussões mostraram que os alunos da ER
apresentaram uma percepção mais avançada e tem um contato mais de perto com o solo
em relação aos alunos da EU que tem noções bastante superficiais sobre solos e EA. No
QF demonstrou que os alunos da EU e da ER tiveram uma compreensão de forma mais
clara sobre solos e EA em relação ao QI. Portanto ficou claro que atividades
extracurriculares, como a proposta neste trabalho, auxiliou e sensibilizou os alunos a terem
uma percepção mais ampla sobre solos e EA tanto na EU quanto na ER. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Ciências Rurais | por |