Desafios e perspectivas em educação de jovens e adultos
Resumo
A educação popular, por não ter sido prioridade nas políticas públicas educacionais do Brasil, gerou, ao longo da história, uma grande massa de excluídos do sistema formal de ensino. Atualmente, presenciamos iniciativas em favor da educação popular através da ampliação do direito à escola pública e gratuita para uma parcela da população que foi marginalizada do acesso e/ou continuidade de sua escolarização. Diante da recente implantação da EJA nos estabelecimentos de ensino, objetivamos verificar como os gestores educacionais da Escola Estadual de Educação Básica João XXIII, no município de São João do Polêsine/RS, estão vivenciando as políticas públicas que implantaram a EJA como modalidade de ensino da educação básica. Para tanto, foi realizada uma pesquisa com abordagem sociológica, do tipo estudo de caso. Como instrumento foi aplicada uma entrevista aos gestores educacionais que atuam na EJA, num total de 15 professores, além de colher informações em outras oportunidades. Concluímos que a implantação da EJA nas escolas gerou um clima de insegurança, por ser uma proposta diferenciada e por não ter vindo acompanhada por uma capacitação dos professores que nela iriam atuar. Com vistas à melhoria do processo educativo tornam-se necessários um estudo aprofundado e reflexivo sobre a legislação e as propostas atuais da EJA, uma formação continuada de qualidade para os professores, troca de experiências entre as escolas e os profissionais que nelas atuam e, ainda, criação de parcerias com instituições formadoras. Somente através da ação conjunta e consciente e do compromisso de cada um dos professores com a EJA, será possível oferecer uma escolarização que atenda aos interesses dos educandos, ajudando-os não só para a aquisição da certificação, mas abrindo-lhes caminhos para o pleno exercício da cidadania.
Coleções
- Gestão Educacional [293]
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