Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorLazzarin, Luís Fernando
dc.creatorPereira, Elisabete Antonia
dc.date.accessioned2018-05-24T14:49:24Z
dc.date.available2018-05-24T14:49:24Z
dc.date.issued2011-09-16
dc.date.submitted2011
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/13245
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, 2011.por
dc.description.abstractThis study addressed the interpersonal relationships between managers and employees of educational institutions within the municipal city of Palmas TO. We used questionnaires with closed and open questions that teachers responded during a seminar held by the municipality kindergarten. I have observed during the research and in my day-to-day work that the fear of speaking the truth prevails in the school. But it was possible to detect that the teachers feel devalued, discouraged, without a mind to work in depth. Although managers are unable to organize a harmonious working environment, with trained support staff to leverage a group of teachers willing to work hard. Choose a good manager means having better results with teachers and consequently better results with students thus achieving a high standard of quality in the teaching-learning is the ultimate goal of an educational institution.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectGestãopor
dc.subjectEscolapor
dc.subjectEducationeng
dc.subjectManagementeng
dc.subjectSchooleng
dc.titleGestão escolar: um olhar voltado para as relações interpessoaispor
dc.title.alternativeSchool management: a penchant for interpersonal relationshipseng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Palmas, TO, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão Educacional, EaDpor
dc.description.resumoO presente estudo abordou as relações interpessoais entre gestores e seus colaboradores dentro das instituições escolares municipais da cidade de Palmas TO. Foram utilizados questionários com questões fechadas e abertas que os professores responderam durante um seminário de educação infantil realizado pelo município. Pude observar durante a realização da pesquisa e no meu dia-a-dia do trabalho que o medo de falar a verdade impera nos âmbitos escolares. Porém foi possível detectar que os professores sentem-se desvalorizados, desmotivados, sem ânimo para trabalhar com dedicação. Ainda existem gestores incapazes de organizar um ambiente de trabalho harmonioso, com equipes de apoio capacitadas para alavancar um grupo de professores com vontade de trabalhar com afinco. Escolher bem um gestor significa ter melhores resultados junto aos professores e consequentemente melhores resultados com os alunos alcançando assim um padrão de alta qualidade no processo de ensino e aprendizagem que é o objetivo maior de uma instituição de ensino.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

  • Gestão Educacional - EaD [950]
    Coleção dos trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional - EaD

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto