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dc.contributor.advisorBrignol, Liliane Dutra
dc.creatorMello, Andressa Spencer de
dc.date.accessioned2018-05-24T18:42:35Z
dc.date.available2018-05-24T18:42:35Z
dc.date.issued2015-12-18
dc.date.submitted2015
dc.identifier.citationMELLO, A. S. de. A construção de celebridades na web 2.0: um estudo de caso sobre a booktuber Pam Gonçalves. 2015. 121 p. Trabalho de Conclusão de Curo (Graduação em Comunicação Social - Produção Editorial) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS, 2015.por
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/13250
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso (graduação) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Sociais e Humanas, Curso de Comunicação Social – Produção Editorial, RS, 2015.por
dc.description.abstractThis present paper aims at the construction of fame and the process of celebrification on the web and approaches the understanding of how the uses of online platforms and the interaction with the public contribute to the construction of web celebrities. In this way, this research aims to investigate the uses of online platforms for the construction of web celebrities through a case study about the booktuber Pam Gonçalves, besides going deeper, on studying the process of celebrification to understand the method of construction of Pam Gonçalves‟ fame and to identify the contribution of social capital values to the shaping of web celebrities. For this, this inquiry is based on the concept brought by Rojek (2008), Morin (1989), Gabler (1999) and França e Simões (2014). The task was supported on a case study about the booktuber Pam Gonçalves, with the combination of some methodological procedures as online observation of platforms used by the booktuber and as well as the uses of web, the analysis of the social capital values present in the comments of selected videos, offline observation at Bienal do Livro 2015 and the application of a form to understand who are Pam followers and why they follow her. It was found that the process of celebrification on web does not occur only as a self-construction, because it depends on the personal effort of the celebrity, but also on the support of public who attributes to this celebrity visibility, popularity, reputation and authority.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectCelebridades da webpor
dc.subjectConstrução da famapor
dc.subjectBooktuberpor
dc.subjectYouTubepor
dc.subjectCanal literáriopor
dc.subjectCelebrities of webeng
dc.subjectConstruction of fameeng
dc.subjectLiterary chaneleng
dc.titleA construção de celebridades na web 2.0: um estudo de caso sobre a booktuber Pam Gonçalvespor
dc.title.alternativeThe construction of celebrities in web 2.0: a case study about the booktuber Pam Gonçalveseng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.graduationComunicação Social - Produção Editorialpor
dc.description.resumoO presente trabalho aborda a construção da fama e o processo de celebrificação na rede e visa entender como os usos das plataformas online e a interação com o público contribuem para a construção de celebridades da web. Dessa forma, a pesquisa tem por objetivo investigar os usos das plataformas online para a construção de celebridades da web através de um estudo de caso sobre a booktuber Pam Gonçalves, além de aprofundar os estudos acerca do processo de celebrificação, compreender o processo de construção da fama de Pam Gonçalves e identificar a contribuição dos valores do capital social para a formação de celebridades na rede. Para isso, a pesquisa baseia-se nos conceitos trazidos por Rojek (2008), Morin (1989), Gabler (1999) e França e Simões (2014). O trabalho apoiou-se em um estudo de caso sobre a booktuber Pam Gonçalves, com a combinação de alguns procedimentos metodológicos como a observação online das plataformas utilizadas pela booktuber e bem como os usos da rede, a análise dos valores do capital social presentes nos comentários dos vídeos selecionados, observação off-line na Bienal do Livro 2015 e a aplicação de um formulário para entender quem são os seguidores de Pam e por que eles a seguem. Como resultados, constatou-se que o processo de celebrificação na rede não se dá apenas como uma autoconstrução, pois depende do esforço pessoal da celebridade, mas também do respaldo do público que atribui a essa celebridade visibilidade, popularidade, reputação e autoridade.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Sociais e Humanaspor


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