Browsing TCC Comunicação Social - Produção Editorial by Title
Now showing items 1-20 of 146
-
50 Tons de um best-seller: a trajetória de 50 Tons de Cinza como um fenômeno editorial
(2019)Este trabalho de conclusão de curso tem como intenção investigar o fenômeno editorial que foi a série de livros “50 Tons de Cinza”, antes fanfictions da saga Crepúsculo, escritos pela britânica E.L James desde seu ano de ... -
Acessibilidade comunicacional em produções audiovisuais: estudo de caso dos programas na rota da acessibilidade e programa especial
(2019-12-05)Comunicar é parte natural da vida humana, uma forma de transmitir ideias, informações, experiências e também de se relacionar com o outro. No entanto, muitas pessoas possuem limitações físicas, intelectuais ou sensoriais, ... -
Acessibilidade digital: desafios na criação do ebook "Retalhos de uma Trajetória Pioneira"
(2022)Se comunicar envolve emissão e recebimento de uma informação, então é necessário pensar na compreensão da mensagem pelo outro indivíduo, de forma que ele seja totalmente incluído no processo como um sujeito ativo. Para ... -
Acessibilidade em audiovisual: tornando o vídeo “Ipê Amarelo - 30 Anos” acessível
(2023-02-07)Os processos de comunicação através das tecnologias atuais tem se mostrado cada vez mais avançados. No entanto, a acessibilidade não caminha no mesmo ritmo. Isso se nota ao observarmos a ausência de recursos acessíveis nos ... -
Além do que se vê: projeto editorial e gráfico da revista P+
(2016-12-13)O presente Projeto Experimental apresenta as etapas de criação da Revista P+, uma revista de divulgação científica sobre Cultura Pop. Para tanto, buscamos fundamentar a construção da revista através de uma pesquisa teórica ... -
Análise das estratégias discursivas utilizadas como marketing no Facebook da Athena Livraria de Santa Maria
(2015-12-15)A apropriação de redes sociais para a divulgação, comercialização de produtos e relacionamento com o consumidor é primordial na atual ambiência interativa, conectada e sedenta por novidades do mercado. O marketing digital ... -
Aplicações semióticas em publicações impressas em face à seletividade do público
(2016-12-15)O presente trabalho, visa debater sobre a semiótica nas publicações impressas, em face a seletividade de seu público. Em vias da necessidade de criação de produtos editoriais que ampliem reflexões semióticas tanto no plano ... -
Atualização e desenvolvimento de projeto gráfico da revista experimental .TXT
(2016-12-16)O seguinte trabalho de conclusão de curso tem como intuito mostrar o processo de construção e adequação de um novo projeto gráfico para a revista laboratório .TXT do curso de Comunicação Social – Jornalismo, produzida pelos ... -
Bairrista Sepeense: a produção editorial de um livro impresso
(2017-12-12)Este projeto apresenta a produção de um livro impresso com postagens oriundas do blog Bairrista Sepeense, passando por todos os passos da produção de um livro como editora independente. A metodologia utilizada é de natureza ... -
Bookstagrammers e sua influência no consumo de livros e objetos literários
(2017-12-11)O presente trabalho dedicou-se a entender como funciona a relação entre os bookstagrammers, brasileiros e estrangeiros, e seu papel de incentivadores do consumo literário, bem como analisar a importância desses influenciadores ... -
Branding, marketing de conteúdo e pandemia: criar conteúdo é vivência
(2023-02-14)O presente trabalho trata-se de um estudo de casos múltiplos que busca responder o seguinte questionamento: quais estratégias foram utilizadas pelas marcas para produção de conteúdo relevante em meio a saturação de informações ... -
Capricho Week: a recepção da revista em suas multiplataformas digitais
(2017-12-14)Este trabalho propõe investigar a recepção da revista Capricho em suas multiplataformas, de modo a identificar as diferentes práticas de leitura pelas leitoras, e compreender como se dá a identificação com a revista, em ... -
Carolina Maria de Jesus e a obra quarto de despejo – diário de uma favelada: um estudo de caso sobre o empoderamento feminino na literatura
(2016-12-12)As mulheres, por muito tempo foram silenciadas pelos homens por manifestar seus direitos, participar de políticas públicas e ter a condição de decidir sobre o seu corpo. Na literatura não foi diferente, a escrita era apenas ... -
Ciclo lunar: o processo de construção da Revista Luna, uma publicação colaborativa no Instagram
(2022)O presente projeto experimental acompanha o processo de construção da Revista Luna, uma publicação colaborativa elaborada inteiramente por mulheres, que possui como plataforma de publicação o Instagram. A partir disso, o ... -
Clube TAG Livros: comunicação de experiências literárias em uma comunidade de leitores
(2018-11-26)Esta pesquisa teve como objetivo geral compreender como acontece o processo de comunicação de experiências literárias de leitores santa-marienses que são associados do clube de assinatura de livros TAG. Esse público ... -
Coco Chanel: da alta costura à literatura infantil. Um estudo sobre o livro “Diferente como Chanel”
(2014-12-09)A presente pesquisa analisa o livro “Diferente como Chanel” (2009) publicado pela CosacNaify, no intuito de compreender a relevância da publicação para o público infanto-juvenil no catálogo da Editora. Mostramos que a obra, ... -
Coisa de Garota: plataforma hipermídia de true crime
(2021)O presente projeto experimental aborda o processo de criação de uma plataforma hipermídia de true crime intitulada de “Coisa de Garota”. Tal projeto tem como intuito ser uma plataforma, sobre mulheres e para mulheres, na ... -
Colaboração, cultura livre e educação aberta na produção de vídeo e cinema
(2014-12-09)Este relatório de projeto experimental trata da criação e coordenação de um grupo que funcione como um laboratório de vídeo e gerencie seu excedente cognitivo (SHIRKY, 2011) para a produção de vídeo e cinema, também gerando ... -
Comunicação e religião: as motivações e os usos de aplicativos da Bíblia por jovens evangélicos do Rio Grande do Sul
(2022)O presente trabalho apresenta uma pesquisa exploratória e qualitativa sobre as motivações e os usos de aplicativos da Bíblia por jovens evangélicos do Rio Grande do Sul (RS). Tem como objetivo geral compreender as motivações ... -
A construção de celebridades na web 2.0: um estudo de caso sobre a booktuber Pam Gonçalves
(2015-12-18)O presente trabalho aborda a construção da fama e o processo de celebrificação na rede e visa entender como os usos das plataformas online e a interação com o público contribuem para a construção de celebridades da web. ...