Danças urbanas: um estilo documentado
Abstract
Este projeto experimental visa oportunizar, por meio da realização de um documentário, um espaço aprofundado para que os integrantes da cultura Hip-Hop, especialmente das Danças Urbanas, possam se manifestar, na tentativa de afastar estereótipos atribuídos à cultura e reproduzidos pela mídia hegemônica. O documentário foi gravado na cidade de Santa Maria, RS, e teve como aporte teórico as relações entre mídia e identidade a partir de Woodward (2000), Silveirinha (2002), Castells (2002), Kellner (1992) e Bauman (2005). Entre os autores metodológicos, utilizamos principalmente Jespers (1998), Nichols (1999), Rodrigues (2009) e Field (2001). Como objetivos específicos de reflexão do produto, elencamos refletir sobre a realidade das Danças Urbanas que foi apresentada pelo documentário e avaliar se os enquadramentos e os recursos de edição utilizados colaboraram na dinamicidade do material e promoveram a interação dos entrevistados com os espectadores. A produção nos mostrou a importância de experimentamos outras formas de apresentar as Danças Urbanas, com um viés que se remete ao estudo da cultura urbana e à representação de sua identidade. Ao longo do trabalho, percebemos que, desde o surgimento da cultura Hip-Hop até os tempos atuais, houve muitas mudanças na cultura dança, começando pelos estilos de movimentação praticados que foram se adaptando conforme o contexto em que estavam inseridos. Além disso, apesar de todas as dificuldades pela conquista de espaços e pelo reconhecimento, as Danças Urbanas estão cada vez mais em posições de destaque, conquistando diversos espaços que não faziam parte de sua realidade como os teatros.
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