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dc.contributor.advisorFerreira, Liliana Soares
dc.creatorPigatto, Carolina Zasso
dc.date.accessioned2018-05-25T11:54:35Z
dc.date.available2018-05-25T11:54:35Z
dc.date.issued2011-09-16
dc.date.submitted2011
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/13255
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacaional, EaD, RS, 2011.por
dc.description.abstractThis research was carried out as a Completion Assignment of the Specialization Course in Education Management from the Federal University of Santa Maria UFSM, School Management and Organization – Distance Education (DE), which is part of Research Line 1. The theme was “Management of the pedagogical process and affective bonds in school.” Improving knowledge in relation to the topics already researched “Affective Bonds” and the “Teachers’ Work” was expected; however, the focus, this time, was on speeches of managers (head teachers and coordinators) from some municipal Pre-Schools in Santa Maria – RS. It is believed that the work of teachers-managers has a direct relation with affective bonds, because when establishing these affective bonds with students, knowledge production will take place. Therefore, the aim of this research was to investigate how the managers of the pedagogical process characterize the affective bonds with students at school, and how it may influence the school routine; to learn how coordinators and head teachers also characterize the affective bonds with students in the school routine; to describe the importance of affective bonds in the work of these managers in Pre-Schools. A qualitative research was chosen to develop this research, setting it as a case study, in which data were collected through semi-structured interviews, analyzed by Content Analysis. During this research, not only unknown authors who address the subject “affective bonds” were found, but also different publications about the issue. It is concluded that the survey participants consider important to establish affective bonds with students and with the school community, which ultimately affect students’ knowledge production and well being of all the people who work in schools.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectVínculos afetivospor
dc.subjectProdução do conhecimento na escolapor
dc.subjectGestãopor
dc.subjectAffective bondseng
dc.subjectKnowledge production at schooleng
dc.subjectManagementeng
dc.titleCompreensões das relações que os gestores estabelecem, em seus discursos, entre vínculos afetivos e a produção do conhecimento na escolapor
dc.title.alternativeUnderstandings of the relationships that managers establish, in their speeches, between affective bonds and knowldege production in schoolseng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de São João do Polêsine, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão Educacaional, EaDpor
dc.description.resumoEsta pesquisa foi realizada como Trabalho de Conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Gestão e Organização Escolar – Educação a Distância (EaD), a qual integra a Linha de Pesquisa 1. Teve como tema “Gestão do pedagógico e vínculos afetivos na escola”. A expectativa com este trabalho foi de ampliar dos conhecimentos com relação aos assuntos já pesquisados “Vínculos Afetivos” e o “Trabalho dos Professores”, porém, nesta oportunidade, com o foco nos discursos de gestores (diretores e coordenadores) de algumas Escolas de Educação Infantil da rede municipal de Santa Maria-RS. Acredita-se que o trabalho dos professoresgestores possui relação direta com os vínculos afetivos, pois, ao estabelecer esses vínculos afetivos com os estudantes, acontecerá a produção do conhecimento. Os objetivos desta pesquisa foram, então, investigar como os gestores do pedagógico caracterizam os vínculos afetivos com os estudantes, na escola, e de que maneira isso influi no cotidiano escolar; conhecer como os coordenadores e diretores caracterizam os vínculos afetivos com os estudantes no cotidiano da escola; e, por último, descrever a importância dos vínculos afetivos, no trabalho desses gestores, nas Escolas de Educação Infantil. Para desenvolver essa pesquisa optou-se por realizar uma pesquisa qualitativa, configurando-a como um estudo de caso, no qual foi realizada coleta de dados através de entrevistas semi-estruturadas, analisadas por Análise de Conteúdo. No decorrer dessa pesquisa foram encontrados autores até então desconhecidos, que abordam o assunto “vínculos afetivos”, assim como diferentes escritos sobre o tema. Conclui-se que as participantes da pesquisa consideram importante estabelecer vínculos afetivos com estudantes e com a comunidade escolar, que acabam por interferir na produção do conhecimento dos estudantes e no bem estar de todos que trabalham nas escolas.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


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  • Gestão Educacional - EaD [951]
    Coleção dos trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional - EaD

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