dc.contributor.advisor | Ferreira, Liliana Soares | |
dc.creator | Pigatto, Carolina Zasso | |
dc.date.accessioned | 2018-05-25T11:54:35Z | |
dc.date.available | 2018-05-25T11:54:35Z | |
dc.date.issued | 2011-09-16 | |
dc.date.submitted | 2011 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/13255 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacaional, EaD, RS, 2011. | por |
dc.description.abstract | This research was carried out as a Completion Assignment of the Specialization
Course in Education Management from the Federal University of Santa Maria UFSM,
School Management and Organization – Distance Education (DE), which is part of
Research Line 1. The theme was “Management of the pedagogical process and
affective bonds in school.” Improving knowledge in relation to the topics already
researched “Affective Bonds” and the “Teachers’ Work” was expected; however, the
focus, this time, was on speeches of managers (head teachers and coordinators)
from some municipal Pre-Schools in Santa Maria – RS. It is believed that the work of
teachers-managers has a direct relation with affective bonds, because when
establishing these affective bonds with students, knowledge production will take
place. Therefore, the aim of this research was to investigate how the managers of the
pedagogical process characterize the affective bonds with students at school, and
how it may influence the school routine; to learn how coordinators and head teachers
also characterize the affective bonds with students in the school routine; to describe
the importance of affective bonds in the work of these managers in Pre-Schools. A
qualitative research was chosen to develop this research, setting it as a case study,
in which data were collected through semi-structured interviews, analyzed by Content
Analysis. During this research, not only unknown authors who address the subject
“affective bonds” were found, but also different publications about the issue. It is
concluded that the survey participants consider important to establish affective bonds
with students and with the school community, which ultimately affect students’
knowledge production and well being of all the people who work in schools. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Vínculos afetivos | por |
dc.subject | Produção do conhecimento na escola | por |
dc.subject | Gestão | por |
dc.subject | Affective bonds | eng |
dc.subject | Knowledge production at school | eng |
dc.subject | Management | eng |
dc.title | Compreensões das relações que os gestores estabelecem, em seus discursos, entre vínculos afetivos e a produção do conhecimento na escola | por |
dc.title.alternative | Understandings of the relationships that managers establish, in their speeches, between affective bonds and knowldege production in schools | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de São João do Polêsine, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Gestão Educacaional, EaD | por |
dc.description.resumo | Esta pesquisa foi realizada como Trabalho de Conclusão do Curso de
Especialização em Gestão Educacional da Universidade Federal de Santa Maria
(UFSM), Gestão e Organização Escolar – Educação a Distância (EaD), a qual
integra a Linha de Pesquisa 1. Teve como tema “Gestão do pedagógico e vínculos
afetivos na escola”. A expectativa com este trabalho foi de ampliar dos
conhecimentos com relação aos assuntos já pesquisados “Vínculos Afetivos” e o
“Trabalho dos Professores”, porém, nesta oportunidade, com o foco nos discursos
de gestores (diretores e coordenadores) de algumas Escolas de Educação Infantil
da rede municipal de Santa Maria-RS. Acredita-se que o trabalho dos professoresgestores
possui relação direta com os vínculos afetivos, pois, ao estabelecer esses
vínculos afetivos com os estudantes, acontecerá a produção do conhecimento. Os
objetivos desta pesquisa foram, então, investigar como os gestores do pedagógico
caracterizam os vínculos afetivos com os estudantes, na escola, e de que maneira
isso influi no cotidiano escolar; conhecer como os coordenadores e diretores
caracterizam os vínculos afetivos com os estudantes no cotidiano da escola; e, por
último, descrever a importância dos vínculos afetivos, no trabalho desses gestores,
nas Escolas de Educação Infantil. Para desenvolver essa pesquisa optou-se por
realizar uma pesquisa qualitativa, configurando-a como um estudo de caso, no qual
foi realizada coleta de dados através de entrevistas semi-estruturadas, analisadas
por Análise de Conteúdo. No decorrer dessa pesquisa foram encontrados autores
até então desconhecidos, que abordam o assunto “vínculos afetivos”, assim como
diferentes escritos sobre o tema. Conclui-se que as participantes da pesquisa
consideram importante estabelecer vínculos afetivos com estudantes e com a
comunidade escolar, que acabam por interferir na produção do conhecimento dos
estudantes e no bem estar de todos que trabalham nas escolas. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |