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dc.contributor.advisorSilveira, Djalma Dias da
dc.creatorPersich, Juliana Carla
dc.date.accessioned2018-06-04T15:29:41Z
dc.date.available2018-06-04T15:29:41Z
dc.date.issued2011-07-30
dc.date.submitted2011
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/13291
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Rurais, Curso de Especialização em Educação Ambiental, EaD, RS, 2011.por
dc.description.abstractThis study's main objective is to investigate the importance of environmental education in the process of implementation of garbage collection in Ijuí. Therefore aims to identify and assess whether there are specific programs of environmental education in garbage collection in the municipality of Ijuí; see the effective participation of the population in the process of garbage collection, and even check what actions actually provide success of garbage collection. This work showed that it is extremely important to find a suitable target to "junk" through the solid waste management in the city, but it is also important to prepare the population for which the collection is successful. With regard to the method, one can say that the research used the qualitative methods that assume a descriptive approach to the problem at hand. We also conducted interviews with representatives of the Municipality, as the Municipal Department of Environment, Ministry of Works and Planning, and the company that provides garbage collection in the municipality. The theoretical addressed the Environment and Technology from the Industrial Revolution, the relationship of environment and society, as well as the importance of Environmental Education for Sustainable Development, and the whole question of urban waste and its management. A program of selective collection and conducted the population tends to develop a new mindset on issues involving the economy and environmental preservation. Ijuí succeeded in establishing the system of selective collection, but do not know why it has not had the impact that the project ought to be or misguided political disinterest in environmental issues, or "blessed bureaucracy," or even the lack of preparedness of the population through Environmental Education. The changes in the habits of the population to acquire the need to separate their waste is the most difficult because it requires effort and patience, so all the issues involving the selective collection must be well informed and taken seriously by everyone. By observing this issue there is the reality of a problem that is before them, and realize that the trash has not received the necessary dealings by the Government of Ijuí as well as the population itself.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectGerenciamento de resíduos sólidospor
dc.subjectColeta seletiva de lixopor
dc.subjectEducação ambientalpor
dc.subjectSolid waste managementeng
dc.subjectSelective garbage collectioneng
dc.subjectEnvironmental educationeng
dc.titleGerenciamento de resíduos sólidos - a importância da educação ambiental no processo de implantação da coleta seletiva de lixo – o caso de Ijuí/RSpor
dc.title.alternativeSolid waste management - the importance of environmental education in the process of implementation of selective waste collection - the case of Ijuí / RSeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Panambi, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationEducação Ambiental, EaDpor
dc.description.resumoEste estudo tem como principal objetivo Investigar a importância da Educação Ambiental no processo de implantação da coleta seletiva de lixo em Ijuí. Portanto, tem por objetivos identificar e avaliar se existem programas específicos de Educação Ambiental em coleta seletiva de lixo no município de Ijuí; constatar a efetiva participação da população no processo da coleta seletiva de lixo; e ainda verificar quais as ações que realmente proporcionam o sucesso da coleta seletiva de lixo. A realização deste trabalho mostrou que é extremamente importante encontrar um destino adequado ao “lixo”, através do gerenciamento de resíduos sólidos no município, mas que também é importante preparar a população para que a coleta tenha sucesso. No que se refere ao método, pode-se dizer que a pesquisa utilizou-se do método qualitativo que pressupõem uma abordagem descritiva do problema em questão. Foram também realizadas entrevistas com representantes do Poder Público local, como a Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Secretaria de Obras e de Planejamento, e a empresa que presta a coleta de lixo no município. O referencial teórico abordou a Tecnologia e o Meio Ambiente a partir da Revolução Industrial, as relações do meio ambiente e sociedade, bem como a importância da Educação Ambiental o do Desenvolvimento Sustentável, e toda a questão do Lixo Urbano, e seu gerenciamento. Um programa de coleta seletiva bem conduzido tende a desenvolver na população uma nova mentalidade sobre questões que envolvem a economia e a preservação ambiental. Ijuí conseguiu implantar o sistema de coleta seletiva, mas não se sabe por que não tem tido a repercussão que deveria se é pelo projeto mal conduzido ou desinteresse político na questão ambiental, ou a “bendita burocracia”, ou ainda a falta da preparação da população através da Educação Ambiental. A mudança de hábito da população para que adquira a necessidade de separar o lixo que produz é a parte mais difícil, pois requer esforço e paciência, por isso todas as questões que envolvem a coleta seletiva devem ser bem esclarecidas e levadas a sério por todos. Através da observação deste tema verifica-se a realidade de um problema que está diante de todos, e percebe-se que o lixo não vem recebendo as devidas tratativas por parte do Poder Público de Ijuí, bem como da própria população.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Ruraispor


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  • Educação Ambiental - EaD [321]
    Coleção dos trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Educação Ambiental - EaD

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