Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorFurquim, Alexandra Silva dos Santos
dc.creatorPinto, Luciana
dc.date.accessioned2018-06-04T15:43:38Z
dc.date.available2018-06-04T15:43:38Z
dc.date.issued2011-09-16
dc.date.submitted2011
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/13292
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2011.por
dc.description.abstractThe school management has key role in guiding their teachers about the importance of developing students with a concise evaluation, and clearly demonstrated the process of teaching and learning. She, in turn, plays a key role in placement in the social environment, keeping in view the family's participation in this important process. This research was conducted in order to see how it sets the assessment of students in preschools, as well as performed by its faculty and administrators. The research has a qualitative approach, characterized as a case study. Was used as an instrument for collecting data to semi-structured interview, and this was developed with six professionals, two teachers and four teacher trainers. Analyzing the data surveyed, it was noted that schools assess students individually, using different forms of records about it, as their expressions, statements, photographs and descriptions of scenes of everyday life, seeking a thorough evaluation and consistent for each child.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectGestão escolarpor
dc.subjectAvaliaçãopor
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectSchool managementeng
dc.subjectEvaluationeng
dc.subjectEducationeng
dc.titleO papel da gestão escolar na avaliação do processo de ensino-aprendizagempor
dc.title.alternativeThe role of school management in evaluating the teaching-learning processeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Tio Hugo, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão Educacional, EaDpor
dc.description.resumoA gestão escolar possui papel fundamental em orientar seus docentes quanto a importância de desenvolver com seus alunos uma avaliação concisa e bem evidenciada do processo de ensino-aprendizagem. Ela, por sua vez, tem papel fundamental na inserção dos alunos no meio social, sempre tendo em vista a participação da família neste importante processo. A presente pesquisa foi realizada com o objetivo de visualizar como se estabelece e tem sido realizada a avaliação dos alunos em escolas de educação infantil. A pesquisa possui uma abordagem qualitativa, caracterizada como um estudo de caso. Utilizou-se como instrumento de coleta de dados a entrevista semi-estruturada, sendo que essa foi desenvolvida com seis gestores, sendo dois coordenadores pedagógicos e quatro professores. Analisando os dados pesquisados, nota-se que a as escolas avaliam os alunos de maneira individual, utilizando-se de diferentes formas de registros sobre ela, como suas expressões, falas, fotografias e descrições de cenas de seu cotidiano, visando uma avaliação ponderada e coerente para cada criança.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

  • Gestão Educacional - EaD [951]
    Coleção dos trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional - EaD

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto