dc.contributor.advisor | Furquim, Alexandra Silva dos Santos | |
dc.creator | Pinto, Luciana | |
dc.date.accessioned | 2018-06-04T15:43:38Z | |
dc.date.available | 2018-06-04T15:43:38Z | |
dc.date.issued | 2011-09-16 | |
dc.date.submitted | 2011 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/13292 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2011. | por |
dc.description.abstract | The school management has key role in guiding their teachers about the importance of developing students with a concise evaluation, and clearly demonstrated the process of teaching and learning. She, in turn, plays a key role in placement in the social environment, keeping in view the family's participation in this important process. This research was conducted in order to see how it sets the assessment of students in preschools, as well as performed by its faculty and administrators. The research has a qualitative approach, characterized as a case study. Was used as an instrument for collecting data to semi-structured interview, and this was developed with six professionals, two teachers and four teacher trainers. Analyzing the data surveyed, it was noted that schools assess students individually, using different forms of records about it, as their expressions, statements, photographs and descriptions of scenes of everyday life, seeking a thorough evaluation and consistent for each child. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Gestão escolar | por |
dc.subject | Avaliação | por |
dc.subject | Educação | por |
dc.subject | School management | eng |
dc.subject | Evaluation | eng |
dc.subject | Education | eng |
dc.title | O papel da gestão escolar na avaliação do processo de ensino-aprendizagem | por |
dc.title.alternative | The role of school management in evaluating the teaching-learning process | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Tio Hugo, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Gestão Educacional, EaD | por |
dc.description.resumo | A gestão escolar possui papel fundamental em orientar seus docentes quanto a importância de desenvolver com seus alunos uma avaliação concisa e bem evidenciada do processo de ensino-aprendizagem. Ela, por sua vez, tem papel fundamental na inserção dos alunos no meio social, sempre tendo em vista a participação da família neste importante processo. A presente pesquisa foi realizada com o objetivo de visualizar como se estabelece e tem sido realizada a avaliação dos alunos em escolas de educação infantil. A pesquisa possui uma abordagem qualitativa, caracterizada como um estudo de caso. Utilizou-se como instrumento de coleta de dados a entrevista semi-estruturada, sendo que essa foi desenvolvida com seis gestores, sendo dois coordenadores pedagógicos e quatro professores. Analisando os dados pesquisados, nota-se que a as escolas avaliam os alunos de maneira individual, utilizando-se de diferentes formas de registros sobre ela, como suas expressões, falas, fotografias e descrições de cenas de seu cotidiano, visando uma avaliação ponderada e coerente para cada criança. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |