dc.contributor.advisor | Brignol, Liliane Dutra | |
dc.creator | Schmitt, Denys da Costa | |
dc.date.accessioned | 2018-06-07T17:33:41Z | |
dc.date.available | 2018-06-07T17:33:41Z | |
dc.date.issued | 2015-12-17 | |
dc.date.submitted | 2015 | |
dc.identifier.citation | SCHMITT, D. C. O mundo estará assistindo: Paris Filmes e os fãs de Jogos Vorazes no Twitter. 2015. 89 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Produção Editorial) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS, 2015. | por |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/13320 | |
dc.description | Trabalho de conclusão de curso (graduação) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Sociais e Humanas, Curso de Comunicação Social – Produção Editorial, RS, 2015. | por |
dc.description.abstract | The success of a film adaptation of a literary work depends, to some degree, of the amount of existing fans of the work and their enthusiasm related to the divulgation and the final result of the cinematographic product. The desires of these fans in an adaptation as well as their impressions, emotions and aspirations are expressed through Twitter, social network propitious to dialogue and free sharing of ideas. This research seeks to understand what is the relationship between the activity of the fans of The Hunger Games saga and the process of divulgation via Twitter from the film distributor Paris Filmes. Taking as inspiration the Grounded Theory proposed by Amaral, Fragoso and Recuero, were collected tweets of four profiles involved in the divulgation and awaiting of the premiere of the final movie in the saga, The Hunger Games: Mockingjay – Part 2, over the month of july 2015. The tweets were coded over three steps that led in to different interpretations of the same data, allowing that the particularities of the communication via Twitter between Paris Filmes and fans to be identified. It was observed that the distributor builds an informal and spontaneous relationship with its followers, taking advantage of this contact to promote the emotional engagement of fans and generate a significant involvement around the promotional material of The Hunger Games saga. Only a fine line differentiates the emotional and professional axes of the company publications, and is attached to this flexible approach one of the reasons for the success of the saga movies in Brazil. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Cultura fã | por |
dc.subject | Divulgação cinematográfica | por |
dc.subject | Twitter | por |
dc.subject | Paris Filmes | por |
dc.subject | Jogos Vorazes | por |
dc.subject | Sagas | por |
dc.subject | Fan culture | eng |
dc.subject | Film divulgation | eng |
dc.subject | Grounded theory | eng |
dc.subject | The hunger games | eng |
dc.subject | Teoria fundamentada | por |
dc.title | O mundo estará assistindo: Paris Filmes e os fãs de Jogos Vorazes no Twitter | por |
dc.title.alternative | The world will be watching: Paris Filmes and the fans of the hunger games on twitter | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil | por |
dc.degree.graduation | Comunicação Social – Produção Editorial | por |
dc.description.resumo | O sucesso de um filme adaptado de uma obra literária depende, em algum nível, da quantidade de fãs existentes da obra e de seu entusiasmo em relação à divulgação e ao resultado final do produto cinematográfico. Os desejos destes fãs em uma adaptação, bem como suas impressões, emoções e anseios são muito bem expressos através do Twitter, rede social online propícia ao diálogo e ao livre compartilhamento de ideias. Esta pesquisa busca compreender qual é a relação entre a atividade dos fãs da saga Jogos Vorazes e o processo de divulgação via Twitter da distribuidora cinematográfica Paris Filmes. Tomando como inspiração a Teoria Fundamentada conforme proposta por Amaral, Fragoso e Recuero, foi realizada a coleta de tweets de quatro perfis envolvidos na divulgação e no aguardo da estreia do último filme da saga, Jogos Vorazes: A Esperança – O Final, durante o mês de julho de 2015. Os tweets foram codificados ao longo de três etapas que geraram diferentes interpretações dos mesmos dados, permitindo que fossem identificadas as particularidades da comunicação via Twitter entre a Paris Filmes e os fãs. Observou-se que a distribuidora constrói um relacionamento informal e espontâneo com os seus seguidores, aproveitando-se deste contato para promover o engajamento emocional dos fãs e gerar um envolvimento expressivo em torno do material de divulgação da saga Jogos Vorazes. Apenas uma linha tênue diferencia os eixos emocional e profissional das publicações da empresa, e atribui-se a esta postura flexível um dos motivos do sucesso dos filmes da saga no Brasil. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Ciências Sociais e Humanas | por |