dc.contributor.advisor | Scherer, Amanda Eloina | |
dc.creator | Codevilla, Fábio Franco | |
dc.date.accessioned | 2016-03-15T15:06:36Z | |
dc.date.available | 2016-03-15T15:06:36Z | |
dc.date.issued | 2007-01-18 | |
dc.date.submitted | 2007 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/1333 | |
dc.description | Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Sociais e Humanas, Curso de Especialização em Comunicação com ênfase em Comunicação Midiática, RS, 2006. | por |
dc.description.abstract | Photography is a technique of writing an image - photographic image - through which is
possible to see things and people that would not be seen in another way. Photography give shape to feelings, scenes, souvenirs, past and future, specially when recovers memory-images. At the same time, the one that chooses the moment and makes the photograph - photographer - and the one who observes the photograph - spectator - gives a meaning to the image; but multiples meanings can make the same image have innumerable interpretations. To approach photography requires to not only speak of the meaningful value of what appears in the photograph, but also about
realities and memories. In that way, the article has the objective of understanding how people - observers - interpret in so different ways a same photograph under the influence of memories in the meanings constituted by the ordinary look of the subject-reader. | eng |
dc.description.abstract | La fotografía es una técnica de grabación de imágenes - imagen fotográfica - por medio de la cual es posible ver cosas que no se conocerían de otra manera. La fotografía da forma a sentimientos, escenas, recuerdos, pasado y futuro, sobretodo cuando resucita recuerdos-imágenes. Al mismo tiempo, aquel que escoge el momento y construye la fotografía, el fotógrafo, y aquel que observa la fotografía, el espectador, dan sentido a la imagen; pero sentidos múltiples, haciendo que la misma imagen tenga innumerables interpretaciones.
Abordar la fotografía requiere no señalar solo el valor expresivo de aquello que aparece en la fotografía, sino de realidades y memoria. Así, el artículo tiene el objetivo de exponer como las personas, observadores, interpretan de formas tán diferentes; una misma fotografía es la cúspide de los recuerdos en los significados constituídos por la mirada común del sujeto-lector. | spa |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Fotografia | por |
dc.subject | Realidade | por |
dc.subject | Memória | por |
dc.title | Fotografia: objeto de memória | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil. | por |
dc.degree.specialization | Comunicação com ênfase em Comunicação Midiática | por |
dc.description.resumo | Fotografia é uma técnica de gravação de imagem - imagem fotográfica - através da qual é possível ver objetos e pessoas que não se veriam de outra maneira. A fotografia dá forma a sentimentos, cenas, lembranças, passado e futuro, sobretudo, quando ressuscita lembranças-imagens. Ao mesmo tempo, aquele que escolhe o momento e constrói a fotografia - fotógrafo - e aquele que observa a fotografia - espectador - fornece sentido à imagem; mas sentidos múltiplos, fazendo com que uma mesma imagem possa vir a ter inúmeras interpretações. Abordar a fotografia requer falar não
só do valor expressivo daquilo que aparece na fotografia, mas também de realidades e memória. Dessa forma, o artigo tem o objetivo de entender como as pessoas - observadoras - interpretam de formas tão diferentes uma mesma fotografia sob a égide da memória nos significados constituídos pelo olhar comum do sujeito-leitor. | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Ciências Sociais e Humanas | por |