dc.contributor.advisor | Hillig, Clayton | |
dc.creator | Pacheco, Graciela | |
dc.date.accessioned | 2018-06-11T13:39:56Z | |
dc.date.available | 2018-06-11T13:39:56Z | |
dc.date.issued | 2011-11 | |
dc.date.submitted | 2011 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/13346 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Rurais, Curso de Especialização em Educação Ambiental, EaD, RS, 2011. | por |
dc.description.abstract | The term "Carbon Footprint" refers to the amount of emissions of greenhouse gases emitted into the atmosphere, generated by the consumption of energy and fuel. This quantity depends directly on our lifestyle and the way we live is a reflection of our knowledge and social status. Thus environmental education, which is an educational process and promotes interaction, understanding and respect for the environment, contributes to the transformation of society. The aim of this study was to evaluate the strategy called "Calculating Carbon Footprint" for their potential promoter of Environmental Education. The methodology was based on the measurement of carbon emissions of the school of E.M.E.F Professor José Ferrugem, located in Santa Cruz do Sul, RS using the CO2 calculator. Data were presented to the community's knowledge and providing opportunities scaling its environmental impact. It was verified that the estimate has credibility with the community, with a show of confidence and interest of participants to modify their daily habits. The results indicated the strategy as an alternative to working with Environmental Education, and further reduce consumption and stimulate the carbon neutralization. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Pegada de carbono | por |
dc.subject | Educação ambiental | por |
dc.subject | Calculadora de CO2 | por |
dc.subject | Carbon footprint | eng |
dc.subject | Environmental education | eng |
dc.subject | CO2 calculator | eng |
dc.title | Cálculo da pegada de carbono como estratégia de educação ambiental na Escola Municipal de Ensino Fundamental Professor José Ferrugem, Santa Cruz do Sul, RS | por |
dc.title.alternative | Calculating of the carbon footprint of environmental education as a strategy in the School Professor Jose Ferrugem, Santa Cruz do Sul, RS | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Agudo, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Educação Ambiental, EaD | por |
dc.description.resumo | O termo “Pegada de Carbono” refere-se à quantidade de emissões de Gases de Efeito Estufa emitida na atmosfera, gerada pelo consumo de energia e combustível. Tal quantidade depende diretamente de nosso estilo de vida e a forma como vivemos é reflexo do nosso conhecimento e condição social. Dessa forma a Educação Ambiental, que é um processo educativo e promove a interação, o conhecimento e respeito ao meio, contribui para a transformação da sociedade. O objetivo deste estudo foi avaliar a estratégia denominada “Cálculo da Pegada de Carbono” quanto ao seu potencial promotor de Educação Ambiental. A metodologia partiu da mensuração das emissões de carbono da comunidade escolar da E.M.E.F Professor José Ferrugem, localizada no município de Santa Cruz do Sul, RS utilizando-se da Calculadora de CO2. Os dados foram apresentados à comunidade oportunizando o conhecimento e dimensionando seu impacto ambiental. Foi verificado que a estimativa tem credibilidade junto à comunidade, havendo demonstração de confiança e interesse dos participantes em modificar seus hábitos cotidianos. Os resultados apontaram a estratégia como alternativa para o trabalho com Educação Ambiental, além de favorecer a redução de consumo e estimular a neutralização de carbono. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Ciências Rurais | por |