dc.contributor.advisor | Lunardi-Lazzarin, Márcia Lise | |
dc.creator | Collazzo, Angela | |
dc.date.accessioned | 2016-03-15T15:18:01Z | |
dc.date.available | 2016-03-15T15:18:01Z | |
dc.date.issued | 2007-11 | |
dc.date.submitted | 2007 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/1334 | |
dc.description | Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Educação Especial: Déficit Cognitivo e Educação de Surdos, EaD, RS, 2007. | por |
dc.description.abstract | This text has the purpose to investigate the things done by the school for the
including of deaf students. Visiting the classes, I observed their behavior with
classmates and listening teachers.
One of the points to be reached in this research is to contribute in the
improvement on the way people think about teaching to deaf people, and how people
handle it. People are working to show the reality in the classrooms about how deaf
students are being taught without the use of sign language and Portuguese
interpreter.
Developing and teaching the sign language to the deaf student as a basic way
for constructing, knowing and expressing what they really think about the world.
Reflecting and having a good opinion about teaching deaf people is the task of
the teacher and of the teaching institution so that deaf people can have a good social
life and cultural knowledge. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Educação | por |
dc.subject | Educação especial | por |
dc.subject | Educação de surdos | por |
dc.subject | Surdos | por |
dc.subject | Inclusão escolar | por |
dc.title | O aluno surdo incluído no ensino regular | por |
dc.title.alternative | The deaf student having a regular learning | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Uruguaiana, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Educação Especial: Déficit Cognitivo e Educação de Surdos, EaD | por |
dc.description.resumo | Esse texto tem o propósito de investigar os caminhos utilizados pela escola
para desencadear a inclusão dos alunos surdos. Através das visitas na sala de aula
observei o comportamento dos alunos surdos com colegas e professores ouvintes.
Um dos objetivos desse trabalho é o de contribuir para o aprimoramento da
reflexão em torno da inclusão e escolarização dos alunos surdos no ensino regular.
Busca-se retratar a realidade da sala de aula em relação ao desenvolvimento e a
aprendizagem do aluno surdo sem o uso da língua de sinais e sem o intérprete,
ferramentas básicas na vida das pessoas surdas.
Pensar e refletir sobre a educação do sujeito surdo, sua identidade e sua
construção social e cultural. | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |